Fotografo: Divulgação.
...
BH.

Craque da Libertadores e do Brasileirão, Bruno Henrique é protagonista em um Flamengo que impressiona e quebra recordes. No melhor ano de sua carreira, o atacante do Rubro-Negro tem uma temporada muito acima da média. Ainda mais se comparado seu poder de decisão em momentos importantes das partidas. Ele é quem mais resolve em situações de aperto no futebol brasileiro em 2019.

 

Vice-artilheiro do Fla com 35 gols, BH é destaque por ser personagem decisivo na equipe. Neste ano, o camisa 27 do time carioca conseguiu se isolar como jogador mais decisivo do futebol brasileiro nos últimos cinco anos. São 34 lances decisivos, com 26 gols e oito assistências assim.

 

Para o Espião Estatístico*, o critério para ser decisivo é o atleta resolver no aperto: é quem marca um gol ou dá assistência quando o time está empatando ou perdendo por um gol de diferença. Ou seja, coloca o time à frente do placar ou evita uma derrota.

 

Se BH está sobrando em 2019, há algum jogador que repetiu a façanha no passado recente? Não. Ninguém ultrapassou a marca de 30 lances decisivos em um mesmo ano. Quem mais chegou perto foi o centroavante Fred, quando atuou pelo Atlético-MG, em 2017. Naquela temporada, o Galo marcou 114 gols e o experiente atacante mineiro foi destaque, com 29 lances decisivos.

 

 

Apesar de não ser o mais decisivo de 2019, Gabigol também faria bonito na disputa entre os jogadores mais decisivos do futebol brasileiro nos últimos cinco anos. O camisa 9 participou de 28 lances decisivos neste ano, sendo 21 gols e sete assistências desta maneira.