
Além de ajudar o meio ambiente, não permitindo que polua a natureza, os produtos em desuso, aqueles que abarrotam gavetas e outros espaços em residências e escritórios porque, na maioria das vezes, não se sabe onde descartá-los, estão salvando vidas e assegurando renda para muitas famílias, em Cuiabá e dezenas de cidades mato-grossenses.
Na lista estão pilhas, eletrônicos em geral (controles de TV, aparelhos e baterias de celulares), frascos de desodorante aerossóis, óleo de cozinha, materiais de escrita (canetas, apontadores, marca texto), medicamentos vencidos, vidros, entre outros.
Os frascos de desodorantes aerossóis são coletados e comercializados e a renda revertida ao projeto Lunaar (Luta e União de Amigos para Animais em Risco), que acolhe e trata animais (cães e gatos) doentes ou em situação de abandono.
Os eletrônicos geram renda para dezenas de famílias que trabalham na empresa Ecodescarte.
Em Cuiabá, há vários pontos, ou seja, locais onde a população pode descartar corretamente esses produtos, desde que separados por tipo, limpo e seco.
Na sede do Comando Geral da Polícia Militar (QCG), na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), e na Secretaria de Segurança Pública, no Centro Político Administrativo, por exemplo, há postos de coleta de frascos de desodorantes aerossóis vazios.
Divulgação
Os frascos de desodorantes aerossóis são coletados e comercializados e a renda revertida ao projeto Lunaar
Materiais eletrônicos de todos os tipos e modelos podem ser descartados na sede da Ecodescarte, na Rua Miranda Reis, 151, bairro Poção, de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h30.
No TJMM, com sede no Centro Político e Administrativo, há uma estação de coleta para receber eletrônicos, óleo de cozinha usado, frascos de desodorantes aerossóis vazios, material de escrita, pilhas e baterias velhas.
Só que a entrega no local está suspensa temporariamente, por causa das medidas de prevenção à Covid-19.
O diretor da Ecodescarte, Tiago Pegorini, define lixo eletrônico "como tudo que pode ser ligado na tomada".
Podem ser descartados em partes ou completos. Pegorini diz que a empresa existe desde 2012 em Cuiabá, e está aberta à coleta de uma infinidade de produtos.
Pode conhecer e saber mais pelo endereço do instagram: ecodescarte, e telefone (65)3025-7336.
A diretora do Lunaar, Carla Fahina, explica que o projeto existe desde 2017 e tem a coleta dos frascos de desodorante como um importante complemento à compra de ração dos animais.
No perfil do instragram:projetolunaar, há lista de pontos de coleta e outros meios para contribuir com a causa de defesa dos animais que sofrem abandono e maus-tratos.