Fundado aos 11 de setembro de 1990 pelo CEO jornalista Eraldo Mendes

Fale Conosco
65992683333

Várzea Grande(MT), Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 - 23:01
Moeda
Dólar - BRL 5.0156
Libra - BRL 6.3412
Euro - BRL 5.4145
Bitcoin - BRL 209250,95

19/10/2021 as 06:17 | por Da Redação |

Garimpos ilegais ameaçam terras indígenas em MT.

Neste domingo (17), a PF desencadeou mais uma ação de combate à extração ilegal de minérios.

Fotografo: Assessoria.
...
Fechamento de garimpos.
 
Garimpos clandestinos têm sido uma das maiores ameaças às terras indígenas (TI), em Mato Grosso. Tanto que tem resultado em frequentes operações de combate a extração ilegal por parte da Polícia Federal (PF) e demais órgãos ligados ao meio ambiente e aos povos indígenas. Em dois meses, a extração ilegal de minérios foi flagrada em pelo menos dois territórios localizados no Estado.
 
Um deles trata-se da TI “Sararé”, em Pontes e Lacerda (448 km ao Oeste de Cuiabá). A reserva abriga o povo “Nambikwara”, espécies do Cerrado e é rica em minerais. Por isso, é alvo de grileiros e grupos que invadem a região atrás de ouro e também de madeira. Além da destruição da mata, os infratores ameaçam os indígenas e contaminam o meio ambiente.
 
Por lá, neste domingo (17), a PF desencadeou mais uma ação de combate à extração ilegal de minérios com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Fundação Nacional do Índio (Funai). O trabalho atingiu ainda os garimpos do “Rio Sararé”, “Babalu” e “Cooper Pontes”, todos na mesma região.
 
Aproximadamente 1,5 mil hectares, o que equivale a cerca de 1,9 mil campos de futebol, foi destruído.  No local, foram localizadas e inutilizadas seis escavadeiras hidráulicas, que juntas são avaliadas em R$ 3 milhões.
 
A ação fez parte da segunda fase da operação “Alfeu III”. Durante a primeira etapa, realizada no início de outubro, os agentes obtiveram êxito em localizar 21 escavadeiras hidráulicas, das quais 19 foram inutilizadas e duas foram destinadas a instituições públicas. No total, já são 27 máquinas escavadeiras retiradas de circulação e do poder dos criminosos.
 
Também foram inutilizados três veículos de passeio, um quadriciclo, três motos, aproximadamente 100 motores estacionários, quatro barcos, insumos e toda a estrutura utilizada na atividade ilegal. Um homem foi preso em razão do porte ilegal de arma de fogo e com ele foi apreendido ouro proveniente da exploração ilegal. O prejuízo causado ao grupo é de cerca de R$ 20 milhões. 
 
“A ação de encerramento da atividade garimpeira é uma operação continuada e somente é possível, pela integração dos órgãos de fiscalização e repressão. O Ibama com poder de fiscalização permitiu a atuação das forças policiais em toda a extensão do garimpo e a Funai realizou um levantamento prévio com a utilização de drones, que possibilitou a localização das máquinas utilizadas na atividade garimpeira”, informou a PF.
 
ALDEIA RIO PRETO - Antes, no fim de agosto passado, a Polícia Federal deflagrou a operação “Rio de Ouro”, visando combater a prática ilegal de garimpos em terras indígena Aripuanã, na aldeia “Rio Preto, no norte de Mato grosso.
 
Na ocasião, a PF atuou pontos de garimpos ilegais, um deles dentro do próprio território indígena e outro no garimpo conhecido como “Tamarino”. A ação culminou na inutilização de mais de 20 motores-bombas e três escavadeiras hidráulicas empregadas na atividade criminosa. Foram ainda identificadas lideranças e financiadores da prática criminosa.
 
O nome da operação policial faz alusão ao nome da aldeia e se refere ao grande lucro obtido pelos criminosos com a atividade ilícita de garimpagem em terras indígenas, bem como ao consequente impacto ambiental gerado.
 
 

Este Portal de Notícias é uma publicação da Folha da Cidade com o CNPJ 26570655000199, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp 65992683333
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital