Fundado aos 11 de setembro de 1990 pelo CEO jornalista Eraldo Mendes

Fale Conosco
65992683333

Várzea Grande(MT), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 06:27
Moeda
Dólar - BRL 5.1599
Libra - BRL 6.4683
Euro - BRL 5.5426
Bitcoin - BRL 209250,95

26/11/2021 as 06:01 | por Da Redação |

Governador negocia quitação de financiamento do VLT para licitar BRT.

Mauro Mendes garante que a medida não irá gerar prejuízos aos cofres público.

Fotografo: Divulgação.
...
Renegociação de dividas.

Para garantir a implantação do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) em Cuiabá e Várzea Grande e assim por fim ao imbróglio que se arrasta desde o ano passado sobre a troca do modal Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o governador Mauro Mendes (DEM) deu início a uma negociação com a Caixa Econômica Federal. 

A intenção do governador é levantar recurso para efetuar a quitação do financiamento das obras do modal de transporte. Isso porque, com o fim do financiamento será possível colocar na praça a licitação do BRT.  

O certame já foi finalizado mas ainda não pode ser lançado por conta dessa questão burocrática. "O Governo de Mato Grosso encaminhou oficialmente para a Caixa Econômica Federal um pleito para quitar o financiamento feito para a construção do modal. O valor da dívida hoje é de R$ 560 milhões, que está sendo paga literalmente em dia, mas o Estado vai quitar e vai encerrar essa relação que existe com a Caixa Econômica", destacou. 

Inicialmente, o chefe do Executivo Estadual pretendia manter o financiamento e promover apenas a migração do modal. "Nós estávamos aguardando deles uma tratativa para autorizar a migração do modal [para o BRT], em função de ter esse financiamento, mas como eles estão demorando muito – isso foi pedido no início do ano - e a licitação [do BRT] está pronta na Sinfra já há alguns dias, nós não podemos soltar essa licitação sem autorização deles que são os financiadores. Então, o Governo vai quitar esse financiamento e encerra essa dependência", explicou. 

Apesar disso, Mendes garante que a medida não irá gerar prejuízos financeiros aos cofres públicos, pois o dinheiro pago pelo Estado pelo VLT já é alvo de ação judicial para ressarcimento dos recursos aos cofres públicos. 

"O Governo já entrou na Justiça pedindo de volta para os cofres públicos, do Consórcio VLT, os R$ 1,2 bilhão aproximadamente para o ressarcimento, uma vez que o contrato foi rescindido por culpa deles, por prática de corrupção, com decisão transitada em julgado. O Código Civil brasileiro é muito claro: se alguém dá causa a rescisão de um contrato, ele tem o dever de indenizar a outra parte. O contrato foi rescindido por culpa deles, então não tem mais o que se falar nisso", afirmou Mauro Mendes. 

A quitação será feita assim que a Caixa Econômica apresentar o instrumento jurídico para sua concretização. 

 

Este Portal de Notícias é uma publicação da Folha da Cidade com o CNPJ 26570655000199, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp 65992683333
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital