Fundado aos 11 de setembro de 1990 pelo CEO jornalista Eraldo Mendes

Fale Conosco
65992683333

Várzea Grande(MT), Sábado, 20 de Abril de 2024 - 13:19
Moeda
Dólar - BRL 5.2036
Libra - BRL 6.4365
Euro - BRL 5.5439
Bitcoin - BRL 209250,95

27/08/2021 as 07:21 | por Com/Fecomércio-MT. |

Inflação pode frear expectativa de consumo em MT aponta pesquisa.

As informações são da Fecomércio-MT.

Fotografo: Divulgação.
...
Inflação preocupa em MT.
A última pesquisa de Intenção de Consumo da Famílias (ICF) realizada em Cuiabá, ainda neste mês de agosto, registrou alta de 3,8% sobre o mês anterior e chegou a 69,6 pontos, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A análise feita pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio (IPF-MT), alerta para a alta da inflação, o que pode frear a expectativa de consumo dos cuiabanos para os próximos meses.
 
A pontuação atual mantém crescimento observado desde maio de 2021, no entanto, está 5,3% inferior do que o registrado em janeiro deste ano, quando somava 73,5 pontos, quando a inflação puxava a taxa Selic para o patamar mínimo histórico de 2%. Ainda assim, é importante destacar que em agosto de 2020 o índice era 57,2 pontos.
 
O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, reforçou a preocupação com a alta da inflação, apesar dos bons números da pesquisa. “O cidadão está mais seguro com relação ao emprego, porém, há um alerta: a percepção de que a renda atual está em queda, o que é reflexo da inflação que está em ascendência em todo país”, disse Wenceslau Júnior.
 
Leia Também:  Famílias ribeirinhas se reúnem com Max para reiterar apoio à lei que criou Sítio Pesqueiro
Segundo a análise do IPF-MT, o mês de abril de 2021 interrompeu, com uma forte queda, a tendência de melhora da pesquisa, que vinha sendo observada nos últimos 13 meses. “Os efeitos pandêmicos da Covid-19 continuam a afetar o aumento da intenção de consumo das famílias na capital. O risco da inflação em alta tem freado o nível de consumo atual, apesar da recuperação do emprego”, explicou o diretor de pesquisas do IPF-MT, Maurício Munhoz.
 
Além disso, o IPF-MT destaca que aqueles que recebem menos de 10 salários mínimos, como renda mensal, estão sentindo mais os efeitos da inflação no país. “Apesar dos números positivos na economia e da intenção de consumo do cuiabano, é preciso que fiquemos alertas com os índices inflacionários”, concluiu Munhoz.
 
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc e Senac em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Este Portal de Notícias é uma publicação da Folha da Cidade com o CNPJ 26570655000199, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp 65992683333
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital