Fotografo: Divulgação.
...
Kalil Baracat

Em reunião com um grupo de empresários do setor da construção civil de Várzea Grande, na manhã desta quarta-feira (07), o candidato a prefeito Kalil Baracat (MDB) assumiu o compromisso de agilizar os processos para liberação de alvarás de construção e habite-se. A proposta é promover uma gestão ainda mais eficaz dos processos dentro da Prefeitura, dando maior agilidade e contribuindo com a retomada econômica pós-pandemia.

 

“Vocês [empresário] investem no Município e sabem que a prefeita Lucimar Campos deixou a casa arrumada. Agora temos que caminhar daqui pra melhor. Sabemos que ainda há muito o que se melhorar. A começar pelos vazios urbanos que existem em nossa cidade. Precisamos preencher esses espaços, fazendo com que a cidade cresça de forma organizada. Quem ganha com isso é o setor da construção, os trabalhadores e toda a cidade”, disse Kalil, em visita a um conjunto de casa populares nos bairros Residencial Paiaguás e Nova Fronteira.

 

Entre as propostas de Kalil contidas em seu plano de governo, está o estimulo à geração de um ambiente favorável para o setor da construção civil, buscando reduzir o déficit habitacional por meio de parcerias com o programa ‘Casa Verde e Amarela’, do governo federal. “Nós, construtores, desenvolvemos a cidade, geramos emprego e distribuímos renda. E nos sentimos honrados de poder auxiliar na infraestrutura urbana”, explica o empresário da construção civil de Várzea Grande, Paulo Henrique Figueiredo.

 

Outra proposta de Kalil é fortalecer os segmentos da economia, ampliando a pauta e diversificando o Produto Interno Bruto (PIB) do Município. “Queremos estimular a geração de emprego, mediante a atração e apoio às empresas. Por isso, faço questão de ouvir os empresários de vários setores. Queremos criar a Câmara Empresarial, o Programa de Qualificação Profissional com cursos voltados para atender as demandas das empresas por mão de obra qualificada, atuando como intermediário entre a necessidade das empresas e dos trabalhadores”.

 

 Geração de emprego: Várzea Grande foi a quarta cidade do estado que mais ofertou vagas de trabalho no último mês de agosto. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, a cidade criou 361 novas vagas nesse mês. Mato Grosso é o estado brasileiro que mais gerou empregos formais (carteira assinada) no País, em 2020. Em agosto, foram criadas 3.935 novas vagas, saldo que reflete a movimentação de contratações e demissões no mês, ou seja, foram 28.697 admissões e 24.762 desligamentos. E um dos segmentos que fez a diferença foi da construção civil, ofertando 1.177 novos postos.