Fundado aos 11 de setembro de 1990 pelo CEO jornalista Eraldo Mendes

Cidadão Repórter

65992814942
Várzea Grande(DF), Sábado, 23 de Outubro de 2021 - 11:41
06/10/2021 as 06:50 | Por DC. | 164
Missa e levantamento de mastro marcam início da Festa de São Benedito
“Festa de São Benedito 2021” foi aberta oficialmente, nesta terça-feira.
Fotografo: Dinalte Miranda/DC
Festa São Benedito.

Suspensa ano passado por conta da pandemia do coronavírus, a tradicional “Festa de São Benedito 2021” foi aberta oficialmente, nesta terça-feira (5), com missa seguida de levantamento de mastro e “tchá cô bolo”, no entorno da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, no Centro Histórico de Cuiabá.

Neste ano, o festejo também acontece como uma preparação para a comemoração dos 300 anos do templo religioso, que acompanhou o crescimento da Capital. “Ano passado não tivemos a festa por conta da pandemia, tivemos uma celebração. E nesse ano atípico vamos celebrar Nossa Senhora do Rosário e São Benedito com todos os protocolos de biossegurança”, disse Cely Coelho, rainha da festa. O rei é Walter Carneiro.

A celebração ao santo negro, símbolo de fé e luta do povo mato-grossense, começou em 15 de setembro passado com peregrinação pelas redes sociais. Desde então, os fiéis comemoram o glorioso “São Benedito” e “Nossa Senhora do Rosário”.

A programação segue ao longo desta semana. São três dias de tríduo (7, 8 e 9), com missa campal, a partir das 5 horas, seguida levantamento de mastro e do tchá cô bolo. Às 18h30, tem jantar com pratos típicos da gastronomia regional. Para evitar aglomeração, o serviço será prestado no sistema drive-thru.

O encerramento acontece no domingo (10). Neste dia, há a celebração religiosa, às 5 horas, com o tema “Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, nos inspirem no vosso amor ao próximo na superação da cultura do ódio e da violência”. Às 11 horas, almoço e, às 17 horas, grande carreata de São Benedito pelas ruas centrais da Capital. A solenidade será transmitida pela FM 89.1 Mhz.

Após, tem jantar também no sistema drive-thru. “Não teremos a praça de alimentação neste ano e nem o show, que vai ficar para os 300 anos da Nossa Paróquia ano que vem”, reforçou Cely Coelho.

300 ANOS – Construída às margens do Córrego da Prainha, entre as avenidas Tenente Coronel Escolástico e Coronel Duarte, a capela que originou a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito foi erguida pelos escravos no ano de 1722. Em seu entorno, se desenvolveu a “Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá”, hoje, a Capital de Mato Grosso.

Em 2022, o templo contempla 300 anos. Portanto, a história de Cuiabá está ligada intimamente à devoção por “São Benedito”, um dos santos mais adorados por fiéis de todo o país e conhecido como o “santo dos pobres”. Atualmente, a festa em homenagem ao santo negro também é, reconhecidamente, a mais popular do Estado.




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil