Fundado aos 11 de setembro de 1990 pelo CEO jornalista Eraldo Mendes

Fale Conosco
65992683333

Várzea Grande(MT), Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024 - 18:07
Moeda
Dólar - BRL 5.1487
Libra - BRL 6.4162
Euro - BRL 5.5116
Bitcoin - BRL 209250,95

22/07/2021 as 06:11 | por EDUARDO GOMES.DC. |

O poder passa de pai para filho em Mato Grosso

Não é mera coincidência a existência de muitos herdeiros políticos

Fotografo: Divulgação.
...
Herdeiros da politica.

Desde a divisão territorial de Mato Grosso em 1977 para a criação de Mato Grosso do Sul que a política se mistura com a linha sucessória familiar. São muitos os exemplos de filhos seguindo as pegadas dos pais nos meios políticos. Isso pra se resumir à sucessão direta, sem incluir parentescos de tios com sobrinhos, de avôs com netos, de primos com primos e excluindo casais, genros e noras. Exemplo dessa prática é a deputada estadual em segundo mandato consecutivo, Janaína Riva (MDB), filha do José Riva, que foi prefeito de Juara e enquanto deputado controlou a Assembleia Legislativa por 20 anos. Janaína é pré-candidata à reeleição, mas não descartaria disputar outro cargo em 2022.      

A relação da hereditariedade política é grande. Seria ainda maior se todos os filhos que tentaram entrar na vida pública imitando os pais, não tivessem ficado pelo caminho batidos nas urnas.      

Sem observar a cronologia, mas tendo por marco temporal 1977, dentre outras sucessões de pais por filhos, há registros em:      

Alto Garças, onde Cezalpino Mendes Teixeira, o Pitucha, foi prefeito, e seu filho Cezalpino Mendes Teixeira Filho, o Pituchinha, também.      

Saturnino Masson foi prefeito de Tangará da Serra e deputado estadual. Em 2020 seu filho Vander Masson (PSDB) se elegeu para a prefeitura daquele município.      

Em Barra do Garças Wilmar Peres foi prefeito, deputado estadual, deputado federal, vice-governador e governador. Seu filho Beto Farias (MDB) cumpriu dois mandatos consecutivos de prefeito daquele município e está em pré-campanha para deputado estadual. Humberto Bosaipo, também de Barra do Garças, foi deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Seu filho Antônio Bosaipo, o Bosaipinho, sem filiação partidária, é pré-candidato a deputado federal.      

Joaquim Nunes Rocha, o Rochinha, foi prefeito de Poxoréu, deputado estadual, deputado federal e chefe da Casa Civil. Seu filho Lindberg Nunes Rocha foi prefeito daquele município em três mandatos. Louremberg Nunes Rocha, também filho de Rochinha, exerceu mandatos de deputado federal e senador, e foi secretário estadual de Educação. Ainda em Poxoréu, o médico Walterly Ribeiro da Silva foi prefeito, e sua filha Nathane Vilela, vereadora.      

Emanuel Pinheiro (MDB), prefeito reeleito de Cuiabá, ex-vereador e ex-deputado estadual é seguido politicamente por seu filho Emanuel Pinheiro Neto (PTB), que se elegeu deputado federal e costura a reeleição. Ainda na Capital, Vicente Vuolo por duas vezes foi deputado estadual, se elegeu prefeito, deputado federal e senador; seus filhos Vicente e Francisco, o seguem e ambos se elegeram vereador por Cuiabá. Também na Capital mato-grossense, Paulo Borges foi vereador, e seu filho Paulo Borges Júnior, repetiu o feito do pai.      

Em Alto Araguaia, Sílvio José de Castro Maia se elegeu prefeito e Jerônimo Samita Maia, seu filho, cumpriu dois mandatos de prefeito. O avô de Samita Maia, e do qual herdou o nome, foi prefeito bem antes da divisão territorial.      

Em Diamantino, Erival Capistrano foi prefeito, e seu filho Eduardo Capistrano, também.      

João Batista de Medeiros, o João Grande, presidia a Câmara de Canabrava do Norte em 12 de junho de 1995, quando foi assassinado em sua casa, por motivação política. O município foi instalado em 1993 e João Grande tinha dois sonhos: ser advogado e prefeito. Seu filho, criança à época, João Cleiton Araújo de Medeiros (PSDB), realizou os desejos do pai: é bacharel em Direito e prefeito reeleito.      

Sandoval Nogueira de Moraes, o seo Sandu, foi prefeito de Ponte Branca e seus filhos Demilson e Humberto Nogueira, também. Demilson é vereador por Cuiabá filiado ao Progressistas.      

Júlio Domingos de Campos, o seo Fiote, foi vereador e duas vezes prefeito de Várzea Grande. Seus filhos Júlio e Jayme Campos, também. Júlio exerceu três mandatos de deputado federal, foi governador e senador, além de conselheiro do TCE. Jayme se elegeu três vezes para a prefeitura, foi governador e cumpre o segundo mandato alternado de senador. Outro filho de seo Fiote, Benedito Paulo, foi secretário de Estado e prefeito de Jangada, município ligado a Várzea Grande. Márcia Campos, filha do patriarca dos Campos, exerceu mandato de vereadora por Cuiabá.       Também em Várzea Grande o prefeito e ex-vereador Kalil Baracat (MDB) é filho de político. Seu pai, Nico Baracat, foi vice-prefeito do município, deputado estadual e secretário de Estado. Antes da divisão a avó paterna de Kalil, professora Sarita Baracat, foi vereadora e prefeita de Várzea Grande. Sarita também exerceu mandato de deputada estadual.    

  O médico Antônio Fontes foi prefeito de Cáceres, e seu filho, o advogado Túlio Fontes, também. Túlio conquistou suplências de deputado estadual.      

José Barbosa de Moura, o Dedé, foi o primeiro prefeito eleito de Paranatinga. Seu filho Josimar Marques Barbosa, apelidado Marquinhos do Dedé (MDB), se reelegeu prefeito do município em 2020.  

  Em Rondonópolis Ananias Martins de Souza colecionou mandatos de vereador, e seu filho Ananias Martins foi vereador e prefeito eleito indiretamente. Ainda naquela cidade, Lucas Pacheco de Camargo e o filho Mariozan Pacheco de Camargo, ambos dentistas, foram vereadores. Afro Stefanini residiu naquele município e se elegeu deputado estadual e deputado federal, e exerceu outras funções – sua filha Amélia Stefanini foi vereadora. E Raul de Oliveira Pinto foi vereador após seu pai, José Pinto, ser vice-prefeito.  

  Terêncio de Andrade foi vereador por Rondonópolis. Seu filho Caio César de Andrade, se elegeu para a Câmara Municipal de Cuiabá.    

O empresário e colonizador André Antônio Maggi foi prefeito de Sapezal. Blairo Maggi, seu filho, foi suplente de senador, governador reeleito, senador e ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.      

Em Luciara, à margem do rio Araguaia, José Liton Luz foi prefeito, e sua filha, a advogada Noely Paciente, também. Noely é neta, e Liton, filho do fundador da cidade, Lúcio Pereira da Luz, que foi o primeiro prefeito. O nome do município é a junção de Lúcio com Araguaia.      

Júnior Pereira Neves foi prefeito de Novo Horizonte do Norte, e seu filho Silvano Pereira Neves (MDB) exerce o mesmo cargo pela segunda vez consecutiva.      

Juracy Rezende da Cunha por três vezes foi vereador e exerceu mandato de prefeito de General Carneiro. Seu filho, Marcelo de Aquino (PL) é prefeito reeleito daquele município e está em pré-campanha para deputado estadual.      

Em Nobres Amélio Dalmolin foi prefeito. Seu filho Flávio Dalmolin se elegeu prefeito em dois mandatos consecutivos. Ambos são falecidos.  

  Gheysa Borgato (PSD) prefeita de Glória D’Oeste é filha do ex-prefeito Roberto Carlos Barbosa. Gheysa é casada com o ex-prefeito daquele município e secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Nilton Borgato.


Este Portal de Notícias é uma publicação da Folha da Cidade com o CNPJ 26570655000199, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp 65992683333
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital