Fotografo: Divulgação.
...
Distribuição de alimentos.

A Prefeitura Municipal de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer está finalizando a entrega do terceiro lote dos Kits de Alimentação as unidades escolares de Várzea Grande, que serão distribuidos aos alunos da rede municipal. A ação teve início após a paralisação das atividades escolares em decorrência das medidas de isolamento social, que visam garantir a saúde e bem estar destes alunos neste período de pandemia.

De acordo com o secretário Silvio Fidelis, com este trabalho executado pela Secretaria, a gestão municipal está conseguindo atingir a meta de manter a qualidade da alimentação para as famílias dos alunos da rede municipal inscritos no Programa Bolsa Família do Governo Federal.

A ação é respaldada na aprovação do Senado Federal, ao Projeto de Lei nº 786/2020, que autoriza, em caráter excepcional, durante o período de suspensão das aulas em razão de situação de emergência, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) aos pais ou responsáveis pelos estudantes da rede pública de Educação Básica.

Segundo o secretário, os kits estão sendo encaminhados às unidades escolares e cada diretor faz a logística da distribuição, para que não haja aglomeração em tempo de distanciamento social. Os 12.022 kits são compostos de alimentos não perecíveis, contendo arroz, feijão, óleo, macarrão, extrato de tomate, leite, achocolatado, açúcar e um pacote de pão tipo bisnaguinha. “Entre os produtos entregues, a Prefeitura também tem valorizado e priorizando a Agricultura Familiar do município adquirindo o leite e o feijão que foram produzidos por esse segmento”, informou.

O secretário informou ainda que todo o trabalho de montagem dos kits observou as normas de segurança e higiene como o uso de máscaras, luvas e de álcool em gel. O trabalho ainda contou com a supervisão do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE/VG). Com a distribuição do terceiro lote, a Secretaria já soma mais de 90 toneladas de alimentos, com mais de 32 mil kits entregues aos alunos de Várzea Grande. Para o presidente do CAE, Adão Eugênio da Silva, “O trabalho de organização e distribuição está em conformidade com as diretrizes do Conselho Municipal”, enfatizou.

Segundo Fidelis: “O objetivo é assegurar a alimentação das crianças e seus familiares que, devido ao período de isolamento social e ao período complicado e incerto no cenário econômico no país que iremos enfrentar no pós-pandemia. As famílias se encontram extremamente vulneráveis e dependentes da merenda escolar para garantir uma alimentação básica durante o período de suspensão das aulas. Muitos alunos dependem da alimentação que é ofertada nas unidades de ensino público de Várzea Grande. Estamos procurando fazer nossa parte e garantindo esse benefício em prol do fortalecimento de uma Educação Pública de qualidade”.

“A Prefeitura de Várzea Grande tem adotado diversas medidas para mitigar as dificuldades causadas por este período de isolamento social, uma delas é a da destinação correta dos gêneros alimentícios, que tem prazos de validade e são importantes para garantir alimentação mais nutritiva e de qualidade para os alunos, beneficiando também os pais, mães e irmãos. Muitos chefes de família estão sem emprego e renda neste período de tantas dificuldades e incertezas causadas pela pandemia”, disse Silvio Fidelis.

Por: Fred Nogueira - Secom/VG