Fundado aos 11 de setembro de 1990 pelo CEO jornalista Eraldo Mendes

Fale Conosco
65992683333

Várzea Grande(MT), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 18:21
Moeda
Dólar - BRL 5.2036
Libra - BRL 6.4365
Euro - BRL 5.5439
Bitcoin - BRL 209250,95

25/01/2022 as 07:53 | por DC. |

Prefeitura proíbe construção de usinas no Rio Cuiabá.

O Rio Cuiabá representa 50% da produção pesqueira da Bacia do Alto Paraguai.

Fotografo: Divulgação.
...
Rio Cuiabá.

instalação de usinas hidrelétricas (UHEs) e pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) na expansão do Rio Cuiabá, especificamente na extensão que abrange o território do município de Cuiabá, é sancionado pelo prefeito Emanuel Pinheiro. A medida consta na lei número 6.766/2021.

Em um trecho de 190 quilômetros, de Nobres à Capital, há pedidos para instalação de seis PCHs. No entanto, estudos mostram que esses empreendimentos podem afetar o sustento de cerca de 10 mil famílias que dependem da pesca de subsistência para sobreviver, bem como todo o ecossistema caracterizado por espécies de peixes migratórios, consequentemente, o Pantanal. O Rio Cuiabá representa 50% da produção pesqueira da Bacia do Alto Paraguai.

Para Pinheiro o rio é um dos maiores patrimônios do município e reiterou à defesa pela preservação. "Estamos falando do Rio Cuiabá, responsável pela divisão entre as duas maiores cidades do Estado. Estou cumprindo meu papel enquanto prefeito de Cuiabá, defendendo uma de suas maiores riquezas e preservando acima de tudo nosso meio ambiente", afirmou. 

Segundo o diretor da Diretoria de Gerenciamento Ambiental (DGA) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), Felipe Vieira, a lei é se faz necessária, uma vez, que a implantação de usinas hidrelétricas além de ocasionar prejuízos ao ecossistema nesses locais, afeta diretamente as questões sociais, como por exemplo, a retirada de famílias ribeirinhas e pode resultar em impactos gigantescos, como a extinção de algumas espécies de peixes.

Vieira frisa ainda que a implantação de uma usina pode acarretar em alguns problemas locais sociais, como o abalo das comunidades ribeirinhas devido a inundação de grandes áreas de agricultáveis ou utilizáveis para pecuária ou reflorestamento, doenças de veiculação hídrica como a malária e a esquistossomose, danos ao patrimônio histórico e cultural. “Temos também os problemas ambientais como a destruição da vegetação natural, extinção de espécies de peixes e o aumento da pesca predatória, por pescadores profissionais ou em atividades de lazer, entre outras consequências", destacou. 

Com relação aos outros trechos do rio em Mato Grosso, os deputados estaduais da Assembleia Legislativa (ALMT) devem votar a pauta ainda neste ano. Contudo, o processo de construção das PCHs está sendo analisado pela Secretaria de Estado e Meio Ambiente (Sema), órgão responsável pelo fornecimento dos licenciamentos das obras.


Este Portal de Notícias é uma publicação da Folha da Cidade com o CNPJ 26570655000199, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp 65992683333
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital