Fundado aos 11 de setembro de 1990 pelo CEO jornalista Eraldo Mendes

Fale Conosco
65992683333

Várzea Grande(MT), Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 - 06:06
Moeda
Dólar - BRL 4.993
Libra - BRL 6.2949
Euro - BRL 5.3904
Bitcoin - BRL 209250,95

29/10/2021 as 08:54 | por Da Redação |

Prefeitura supera meta de exames do Outubro Rosa e vai ampliar serviços.

Prefeitura supera meta de exames do Outubro Rosa e vai ampliar serviços.

Fotografo: Divulgação.
...
Outubro Rosa.

A união de esforços entre as secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação, Cultura, Esporte e Lazer foram fatores decisivos no sucesso alcançado pelo município de Várzea Grande durante a campanha Outubro Rosa – que atingiu a meta proposta pelo Ministério da Saúde – realizando o agendamento de 1.592 exames de mamografia e 1.600 Citopatológicos do Colo Uterino (CCO), num total de 3.192 pedidos de exames.

O encerramento da campanha se deu na tarde desta quarta-feira (27), no Parque Municipal Bernardo Berneck, onde foi montada uma grande estrutura para o atendimento à população que pode fazer a aferição de pressão, teste rápidos de glicemia, atendimento médico com agendamento para exames e entrega de medicamentos.

“Cumprimos com a nossa meta e realizamos uma força tarefa para ampliar o atendimento às mulheres do município, com agendamento de exames preventivos contra o câncer de mama e colo de útero que afeta milhares de pessoas, todos os anos e no mundo inteiro. Embora o outubro seja de fato um mês dedicado à conscientização e alerta para a gravidade dessa doença, as nossas unidades de saúde realizam o acolhimento e cuidado da mulher o ano inteiro.  A Administração Municipal vai continuar investindo em Campanhas que promovam o bem-estar e a saúde da população”, informou o prefeito de Várzea Grande Kalil Baracat destacando a participação da primeira-dama Kika Dorilêo, que foi nesta edição do Outubro Rosa protagonista da ação. “Ela fez questão de atuar, como voluntária, em todos os setores e a sua participação foi essencial para o sucesso alcançado neste movimento em prol da saúde da mulher”.

A vereadora Gisa Barros destacou como importante a mobilização realizada pela Prefeitura de Várzea Grande nesta Campanha do Outubro Rosa, e as diversas ações realizadas durante todo o mês. “Foram ações efetivas e concretas e que levaram benefícios a população, principalmente, aquelas que necessitam dos serviços públicos. A Câmara Municipal foi parceira da Prefeitura e estamos contentes com o número expressivo de exames, que foram disponibilizados pelo município às mulheres de nossa cidade. O prefeito Kalil Baracat e a primeira-dama Kika Dorilêo estão de parabéns pela iniciativa, nesta luta que é de todos nós”.

O secretário de Saúde, Gonçalo de Barros disse que a Campanha Outubro Rosa está inserida no calendário de ações da Prefeitura Municipal, porém ela não se resume apenas ao mês de outubro, mas o ano todo, e é preciso que a população, em especial as mulheres, façam consultas médicas e acompanhamento preventivos, uma vez por ano, ou sempre que se fizer necessário. As nossas unidades de saúde estão de portas abertas e mantêm suporte para esses e outros atendimentos, que nada mais é que um dever do poder público e que tem sido prioridade nesta gestão”.

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira disse que a Campanha Outubro Rosa demonstrou nesta edição, a união de forças entre as secretarias municipais que se mobilizaram para chamar a atenção de um número maior de mulheres para a importância de se fazer exames preventivos.  “Todos os Centros de Referência em Assistência Social foram palcos de exames, palestras e rodas de conversas para chamar atenção desse público alvo. A mulher muitas vezes se dedica ao lar, aos filhos e a família em geral e esquece de cuidar da própria saúde. O nosso objetivo foi chamar a atenção para essa questão e, ao mesmo tempo, empoderar essas mulheres para cuidarem também de si mesma”.

O secretário Silvio Fidelis disse que essa ação contou com a participação da secretaria de Educação que realizou nas unidades escolares, debates chamando atenção para essa questão tão importante como a saúde da mulher, estendendo o convite para que a comunidade escolar abraçasse também essa ideia e que levasse a todas as pessoas a importância de se fazer a prevenção e diagnóstico precoce de doenças como o câncer.  “Esse é um evento que movimenta toda a sociedade várzea-grandense e nós somos e seremos parceiros desta e de muitas outras ações voltada para a saúde da população”, completou.

ASSISTIDAS: A dona de casa, Dora Jesus da Silva, moradora do bairro Jardim Glória foi uma das atendidas na estrutura montada no Parque Bernardo Berneck e aprovou a iniciativa da Prefeitura Municipal no reforço da Campanha Outubro Rosa. “O atendimento foi de excelência e saio com todos os exames agendados. É importante cuidar da nossa saúde e essa campanha tem esse propósito. A Prefeitura está de parabéns por essa iniciativa e a população agradece”.

Irani Pereira da Silva é uma das assistidas no Centro de Assistência Social – CRAS do bairro Cristo Rei. Ela conta que no local realizou testes rápidos, a coleta de CCO e fez o agendamento para a mamografia. “Depois de participar das palestras vi a importância da prevenção e dos cuidados que devo ter no decorrer da vida. Temos que cuidar da nossa família, mas para que isso aconteça temos que estar bem de saúde”.

Edileidy de Arruda e Silva, moradora do Residencial São Benedito, localizado na região do grande São Mateus, também não perdeu a oportunidade e já fez o agendamento dos exames de Mamografia e CCO. “Fiz os pedidos no CRAS e saí de lá com todos os exames agendamentos. As equipes da secretaria de assistência se mobilizaram e fizeram o chamamento de todas as assistidas para a importância da prevenção dessa doença que mata muita gente. Eu aceitei o convite e vou me prevenir”.

 


Este Portal de Notícias é uma publicação da Folha da Cidade com o CNPJ 26570655000199, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp 65992683333
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital