Fundado aos 11 de setembro de 1990 pelo CEO jornalista Eraldo Mendes

Cidadão Repórter

65992814942
Várzea Grande(DF), Sábado, 23 de Outubro de 2021 - 11:06
16/09/2021 as 06:40 | Por SECOM VG | 182
PROERD inicia formação online para 17 turmas de unidades escolares de VG
O Programa tem como objetivo prevenir, combater o uso de drogas entre crianças e adolescentes.
Fotografo: Divulgação.
Educação publica.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD, desenvolvido pela Polícia Militar do Estado de Mato Grosso em parceria com a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, retomou as atividades deste semestre na modalidade online em decorrência das restrições impostas pela pandemia do novo Coronavírus.

Este ano, o PROERD contempla  estudantes da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Abdala José de Almeida’ (11 turmas); EMEB ‘Profª Salvelina Ferreira da Silva’ (2 turmas), e EMEB ‘Profª Rita Auxiliadora de Campos Cunha’ (4 turmas),  todas as turmas integram  alunos do 5º ano do ensino fundamental.

O Programa tem como objetivo prevenir, combater o uso de drogas entre crianças e adolescentes, bem como diminuir a violência praticada dentro e fora do ambiente escolar e familiar. Neste semestre o instrutor responsável pelo Programa será o cabo PM/MT,  Edson Romoaldo.

O instrutor Romoaldo assegura que as aulas do Programa têm como foco o ‘Modelo de Tomada de Decisão Proerd’, que orienta os alunos a tomarem decisões baseadas na análise das consequências destas decisões. O 2° Comando Regional da PM, atualmente sob a administração do Coronel Rodrigues tem a meta de capacitar as crianças de Várzea Grande e mantê-las longe das drogas.

“Este ano vamos ter duas aulas durante a semana, o curso terá carga horária de 10 h/aula,  em cinco semanas. Após as aulas, os alunos que cumprirem as atividades do Programa receberão o certificado de participação”,  explicou o cabo Edson.

De acordo com o secretário Silvio Fidélis, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o esforço da Polícia Militar em conjunto com as escolas na busca de soluções tecnológicas para realizar a formação dos jovens no Proerd merece o reconhecimento de toda a comunidade escolar.

“Mesmo em meio à pandemia e todas as limitações profissionais da Educação de Várzea Grande estão empenhados em levar aos estudantes mais conteúdo, mais atividades remotas, diversificando ações que possam garantir avanço no ensino aprendizagem. O Proerd é um programa muito importante e tradicional dentro de nossa rede municipal e por meio do esforço, inovação e criatividade por parte da Polícia Militar e Prefeitura Municipal garantimos a parceria para capacitar e conscientizar nossos alunos sobre os efeitos, consequências do uso de drogas e as estratégias para uma efetiva resistência”,  esclareceu.




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil