Fotografo: Divulgação.
...
Camara.

Os vereadores por Várzea Grande devem votar 14 Projetos de Lei e um Projeto de Resolução na sessão ordinária que será realizada nesta terça-feira (10.12). Entre eles, dois provenientes do Programa Estudantil Aluno-Vereador. Durante a sessão, também será entregue a premiação de mil reais para os alunos e professores vencedores através da Cooperativa Sicoob parceira do projeto.

O “Programa Aluno-Vereador” foi instituído por meio da Lei n° 4.500/2019, de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Fábio José Tardin – Fabinho (DEM). A ganhadora da categoria ensino fundamental foi a aluna do 6° ano da Escola Municipal Educação Básica Abdala José de Almeida, Safiri Barros de Souza, que foi orientada pelo professor Carmindo Cândido e a vencedora da categoria ensino médio foi a estudante do 2° ano da Escola Estadual Júlio Muller, Linda Inara dos Santos, que foi orientada pelo professor Thales Biguinatti Carias.

 

 Safiri apresentou a proposta de que cada vereador do município adote uma escola, que mostre e discuta com os alunos qual é o seu papel dentro da sociedade. A proposta já se transformou no Projeto de Resolução nº 15/2019 de autoria da Mesa Diretora criando o Programa 'Câmara na Escola' para aproximar mais o parlamento dos alunos várzea-grandenses. Caso seja aprovado, será promulgado pelo presidente da Casa, vereador Fabinho. Já Linda Inara propôs que seja criado o Conselho Municipal da Juventude. Para isso, a Mesa Diretora em conjunto com a Procuradoria do Município propôs o Projeto de Lei nº 182/2019. Caso tenha a aprovação, a proposta segue para sanção do Poder Executivo.

 

 “Estou muito feliz pelo resultado do Aluno-Vereador. Li alguns projetos e teve muitas propostas maravilhosas, as vencedoras estão de parabéns. Temos muitas crianças com um futuro promissor, que podem futuramente representar muito bem a população várzea-grandense na Câmara Municipal”, destaca.