Fotografo: Divulgação.
...
Albano de volta.

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) reintegrou  na manhã desta quarta-feira (26) o conselheiro Valter Albano.O órgão cumpriu uma determinação do Superior Tribunal Federal (STF), que autorizou ontem à tarde o retorno do conselheiro após quase três anos afasto de suas funções.  O ato de reintegração foi assinado pelo presidente do TCE, Guilherme Maluf.

Albano e os conselheiros Antonio Joaquim, Waldir Júlio Teis, e Sérgio Ricardo foram afastados de suas funções em setembro de 2017 após a “Operação Malebolge” (12ª fase da Ararath), deflagrada pela Polícia Federal. Todos foram citados na delação premiada do ex-governador Silval Barbosa, que revelou que pagou R$ 53 milhões para que fossem aprovadas as contas do Governo relacionadas às obras da Copa do Mundo, bem como a continuidade do projeto de pavimentação de rodovias “MT Integrado”.

Antônio Joaquim e José Carlos Novelli já solicitaram extensão do Habeas Corpus concedido a Albano pelo STF para retornarem ao cargo. As defesas de Sérgio Ricardo e Waldir Teis também devem ingressar com pedido semelhante. Com o retorno de Albano, o conselheiro substituto Moisés Maciel deixa o pleno, tendo inclusive desocupado o gabinete do conselheiro esta manhã.

.