Fundado aos 11 de setembro de 1990 pelo CEO jornalista Eraldo Mendes

Cidadão Repórter

65992683333
Várzea Grande(DF), Sexta-Feira, 28 de Janeiro de 2022 - 04:53
14/01/2022 as 06:40 | Por GD. |
Surto de gripe e covid afasta mais de 200 servidores em Cuiabá
Surto de gripe e covid afasta mais de 200 servidores em Cuiabá
Fotografo: Divulgação.
Preocupação com saúde.

Mais de 200 servidores da Prefeitura de Cuiabá estão afastados das funções por doença. Um surto de gripe e covid-19 atingiu as repartições e o município busca medidas para suprir a demanda dos servidores executados pelos colaboradores ausentes.

 

Procurado, o município não informou o número exato de afastamentos até a manhã desta quinta-feira (13), porém garantiu que já são mais de duas centenas de atestados.


Trabalhadores contaminados pelo coronavírus, porém assintomáticos, cumprem carga horária home-office, os demais seguem em isolamento e tratamento tanto da covid, quanto da gripe.


Os casos das doenças começaram a aumentar ainda no fim de 2021, mas tiveram um grande salto nos últimos dias por conta as festas de fim de ano. Famílias se reuniram e cidades, como Chapada dos Guimarães, fizeram eventos com grande aglomeração de pessoas. Cenário favorável para a proliferação dos vírus.


Entre dezembro e 11 de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou 193 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre pessoas que moram em Cuiabá. Além disso, outros 63 moradores de outras cidades foram atendidos na Capital.


Os quadros são de Influenza A, Influenza A H3N2, Influenza B, covid-19, um por human meta pneumovirus, vírus sincicial, parainfluenza e coinfecções por Influenza A H3N2 e Covid-19.


De acordo com a pasta, somente os casos de SRAG são de notificação obrigatória, conforme protocolo do Ministério da Saúde.


“SMS segue atenta ao cenário e atuando com o Plano de Enfrentamento à Síndrome Respiratória Aguda Grave e à Síndrome Gripal, com atendimento em livre demanda nas unidades básicas de saúde para atender os casos leves e orienta a população que mantenha as medidas de prevenção, como a higienização constante das mãos, uso de máscara, distanciamento social e atualização da caderneta de vacinação”, diz trecho da nota divulgada pela Saúde.

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil