Fundado aos 11 de setembro de 1990 pelo CEO jornalista Eraldo Mendes

Fale Conosco
65992683333

Várzea Grande(MT), Segunda-Feira, 06 de Maio de 2024 - 17:51
Moeda
Dólar - BRL 5.0779
Libra - BRL 6.3802
Euro - BRL 5.4688
Bitcoin - BRL 209250,95

24/04/2023 as 17:02:35 | por ELZIS CARVALHO |

CST para discutir ciência e tecnologia na agricultura é instalada na Assembleia

Câmara Setorial Temática

Fotografo: Da Assessoria
...
Câmara Setorial Temática
Foi instalada na manhã desta segunda-feira (24), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), a Câmara Setorial Temática (CST) para promover levantamentos técnicos, estudos, pesquisas, análises sobre a ciência, inovação, tecnologia e sustentabilidade na agricultura. 
 
De acordo com o autor do pedido de instalação da CST, deputado Paulo Araújo (PP), a câmara pretende buscar a universalização de tecnologias sustentáveis e acima de tudo o desenvolvimento de pesquisas para garantir a manutenção e ampliação deste setor. 
 
 “É preciso ampliar a competitividade e a liderança mundial que o Brasil ocupa e, com isso, buscar o desenvolvimento e o crescimento econômico do Estado de Mato Grosso, aliados com a preservação dos seus importantes biomas”, explicou Araújo.
 
O presidente da CST e ex-deputado estadual, José Esteves de Lacerda Filho, afirmou que será trabalhado um calendário de atividades interna entre os técnicos, os pesquisadores, os institutos, colaboradores e as universidades envolvidos com a da CST. 
 
Mas, de acordo com Lacerda, não foi definida as datas das próximas reuniões. Ele adiantou que elas serão realizadas com técnicos e cientistas de vários estados brasileiros e do exterior. Nesses encontros, segundo ele, serão feitas apresentações sobre o desenvolvimento dos programas de conciliação entre o binômio ciência e tecnologia que é a chave para o desenvolvimento do país. 
 
No final dos trabalhos de 180 dias, Lacerda afirmou que será realizado um encontro mundial em Mato Grosso para debater a ciência e a tecnologia na agricultura. “Com isso, no final de toda a discussão, a CST vai propor à criação de um instituto para que se tenha uma plataforma de ciência e tecnologia em Mato Grosso à realização de pesquisa a todos os segmentos envolvidos com o agro brasileiro”, afirmou Lacerda.
 
A relatoria ficou com o professor do Departamento de Química da Universidade Federal de Mato Grosso, Ailton José Terezo. Ele disse que a CST vai discutir políticas públicas atuais e, com isso, buscar o desenvolvimento sustentável. Ainda segundo Terezo, a tecnologia e a ciência podem prover as mudanças necessárias as inovações à produção do agro. 
 
“O Brasil é um exemplo para o mundo, mas por conta da grande mídia a questão da sustentabilidade na agricultura está restrita a uma discussão: o desmatamento. Muitas vezes, vimos a pauta de sustentabilidade pressionada apenas pela discussão do desmatamento. Isso é um fato. É uma das variáveis. É fundamental para mitigar futuros efeitos de mudanças climáticas”, explicou Terezo.
 
Depois de os trabalhos (técnicos e jurídicos) concluídos, de acordo com Paulo Araújo, vai permitir à Assembleia Legislativa formatar e apresentar um projeto de lei ao Legislativo, Executivo e Judiciário e, aos Deputados Federais e Senadores. A intenção segundo ele é da realização do 1º Congresso Internacional sobre a Ciência, Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade na Agricultura - CITS-Agro. 
 
Finalidade - As ações serão desenvolvidas pela CST – CITS-Agro visando garantir ao poder público a importância de pesquisa e inovação na fronteira do conhecimento em termos de inovação, tecnologia e sustentabilidade na agricultura como forma de contribuir no estabelecimento de políticas públicas no âmbito de Mato Grosso e do Brasil. 
 
Nesse sentido especialistas do Brasil e de outros países serão convidados a debater temas relacionados a nano-biotecnologia como, exemplo, fertilizantes e pesticidas. Vão debater sensores para agriculturas inteligentes, bem como novas tecnologias e soluções baseadas no controle biológicos, no uso de metabólicos para controle de pragas e danos ambientais.  

Este Portal de Notícias é uma publicação da Folha da Cidade com o CNPJ 26570655000199, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp 65992683333
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital