Fundado aos 11 de setembro de 1990 pelo CEO jornalista Eraldo Mendes

Fale Conosco
65992683333

Várzea Grande(MT), Terça-Feira, 23 de Abril de 2024 - 21:00
Moeda
Dólar - BRL 5.1327
Libra - BRL 6.398
Euro - BRL 5.4947
Bitcoin - BRL 209250,95

03/07/2023 as 13:52:56 | por José Lucas |

Edição 2023 da Corrida Homens do Fogo reúne mais de 2 mil participantes

Competição é resultado de uma parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso e o Sesc

Fotografo: Michel Alvim
...
Competição é resultado de uma parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso e o Sesc
Há 25 anos, Solange Costa foi desafiada a participar da Corrida de Reis e, assim, correu pela primeira vez. Desde então, se apaixonou pelo esporte e não perdeu mais nenhuma competição da Corrida Sesc Homens do Fogo, como a 35ª edição realizada na manhã deste domingo (2), em Várzea Grande e Cuiabá. Mais de 2 mil pessoas participaram, consagrando a edição como a maior da história da competição.
 
“Correr é deixar todos os problemas para trás. Nunca tive problemas de saúde, mas era sedentária. Um dia, falaram que eu não conseguiria terminar a Corrida de Reis, e fui. Agora, todo mundo em casa corre, até os netos. Todo domingo, sempre que tem, estou nas corridas”, disse Solange Costa.
 
 
Todos os participantes se reuniram logo no início da manhã na sede da Coordenadoria de Logística e Patrimônio do Corpo de Bombeiros, em Várzea Grande. Os dois mil corredores se dividiram em dois percursos, de 5 e 10 quilômetros, atravessando a ponte Sérgio Motta, que liga o município a Cuiabá, passando pela Avenida Beiro Rio.
 
“Há dois meses, quando abrimos as inscrições, tivemos 2 mil inscritos em tempo recorde. A 35ª edição, então, se consagra como a maior em número de participantes na história da corrida. Só está sendo possível realizar, nessa dimensão, graças a parceria entre o Governo do Estado e o Sesc”, explicou o comandante do 1º Batalhão dos Bombeiros, tenente-coronel Faro.
 
André Ramos, de Barra do Garças, venceu em primeiro lugar na categoria geral masculina dos 10 km. Ele é um dos beneficiários do Bolsa Atleta, programa do Governo de Mato Grosso que incentiva o atletismo no Estado, e explica que a corrida serviu como um treinamento para o Troféu Brasil, que acontece a partir da próxima quinta-feira (5).
 
“Eu quero agradecer ao Governo de Mato Grosso por investir no esporte, por meio do Projeto Olimpus. Temos grandes investimentos no esporte, como o Bolsa Atleta, que serve como uma motivação para nos levantarmos todos os dias e treinar. Com o Bolsa Atleta, podemos investir em nós mesmos, comprar nossos materiais, ir para competições nacionais e internacionais fora de Mato Grosso e representar o Estado”, afirmou André.
 
Outra beneficiária do Bolsa Atleta é Francielly Marcondes. Ela também é de Barra do Graças e conquistou o troféu de primeiro lugar na categoria geral feminina dos 10 km. 
 
Francielly explica que desde que se tornou beneficiária do programa, ela pôde participar de muito mais competições: “O Governo do Estado investe nos seus profissionais, tanto que o Bolsa Atleta é o melhor programa de apoio para nós. É um programa que faz muita diferença. Antes, eu não conseguia viajar para as competições, mas agora eu consigo graças ao programa”, contou.
 
Já a soldado Juliana Dalila, do Corpo de Bombeiros, foi medalhista do primeiro lugar na categoria militar. Corredora há 10 anos, ela elogiou a iniciativa do Corpo de Bombeiros junto ao Serviço Social do Comércio (Sesc)
 
“Eu sempre gostei da prática esportiva pelo bem estar e qualidade de vida que traz. É algo que me faz bem. Faz parte de mim. Estou muito feliz com meu resultado porque bati meu próprio recorde nos 10 quilômetros. Sabia que o Corpo de Bombeiros iria fazer uma prova magnífica”, disse a soldado.
 
Cerca de 60 pessoas foram premiadas com troféus. A competição também premiou os primeiros colocados com prêmios em dinheiro.
 
Tradição e parceria
 
A Corrida Homens do Fogo acontece, tradicionalmente, há 35 anos e foi realizada neste domingo em comemoração ao Dia do Bombeiro Militar. A data marca a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, pelo então imperador Dom Pedro II. Este feito se deu através do Decreto Imperial 1.775, de 02 de julho de 1856.
 
“São 35 anos que o Corpo de Bombeiros faz essa tradicional corrida que está no calendário esportivo do Governo do Estado de Mato Grosso. São 6h30 da manhã, de um domingo, e temos mais de duas mil pessoas aqui. Isso é a prova de que a população busca por uma qualidade de vida e o Governo do Estado investe muito forte em ações como essa”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alessandro Borges.
 
Assim como em anos anteriores, a corrida arrecada alimentos não perecíveis para doar a instituições filantrópicas de Mato Grosso.
 
“É uma parceria muito bacana porque muito além da prática esportiva, trabalhamos também com a humanidade. Cada um dos corredores doou dois quilos de alimentos que serão doados para instituições de caridade”, explicou o diretor regional do Sesc, Alan Serotini.
 
Secretária de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Grasielle Bugalho, destacou a importância da corrida para a sociedade mato-grossense e parabenizou a iniciativa do Corpo de Bombeiros e Sesc de doação para pessoas em vulnerabilidade social.
 
“Para nós, é uma alegria poder participar e ver uma corrida que inclui e respeita o direito de todos, principalmente ao final, trazendo sempre um atendimento social, com a doação. É muito importante que o Governo do Estado, por meio das suas secretarias e autarquias, ofereça para a sociedade corridas como a Homens do Fogo, que promovem um impacto social muito forte”, afirmou a secretária da Setasc.
 

Este Portal de Notícias é uma publicação da Folha da Cidade com o CNPJ 26570655000199, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp 65992683333
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital