Fundado aos 11 de setembro de 1990 pelo CEO jornalista Eraldo Mendes

Fale Conosco
65992683333

Várzea Grande(MT), Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 - 20:59
Moeda
Dólar - BRL 5.2424
Libra - BRL 6.5274
Euro - BRL 5.5911
Bitcoin - BRL 209250,95

14/07/2021 as 15:36 | por SECOM VG |

Educação promove colônia de férias para alunos do programa Escola em Tempo Ampliado

A ação será realizada no período de 12 a 16 de julho, das 13h às 16h30.

Fotografo: Assessoria.
...
Espoprtes

O recesso escolar dos alunos que participam do Programa Escola em Tempo Ampliado (ETA) será diferente e bem mais divertido este ano. É que pela primeira vez a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel), promove uma Colônia de Férias para alunos da rede municipal. A ação, que vai envolver cerca de dois mil alunos das 28 unidades de ensino que integram o ETA, será realizada no período de 12 a 16 de julho, das 13h às 16h30.

Segundo a superintendente Pedagógica, Luz Marina Coelho, na colônia de férias serão proporcionados aos alunos momentos de alegria, descontração e integração, com atividades culturais, dinâmicas e de lazer, levando conteúdo educativo e muita diversão. “Estamos seguindo todos os cuidados e protocolos de biossegurança para que o vírus não entre na nossa brincadeira. Terá muita alegria, mas também terão máscaras, álcool em gel, aferição de temperatura e distanciamento social”, destaca.

As atividades serão realizadas em espaços arejados e ao ar livre e inclui alongamento e ginástica, bingo da tabuada lúdica, sessão de filme, jogo do milhão, caça talentos, soletrando, gincana torta na cara, desafio de danças e o baile a fantasias. A equipe da superintendência de Esportes e Lazer é parceira na ação realizando atividades do projeto funcional kids.

O secretário Silvio Fidelis destaca que a colônia de férias foi pensada justamente para oferecer momentos de lazer às crianças e não deixá-las tão ociosas em casa nesse período de recesso escolar. “Além de melhorar o processo ensino-aprendizagem, o ETA tem por objetivo desenvolver habilidades e ampliar as relações sociais entre os alunos, e a colônia de férias vem exatamente fazer isso, além de proporcionar muita diversão a eles”.

Para a diretora Josiane Maria da Silva, da Emeb Emanuel Benedito de Arruda, a colônia de férias é muito importante, principalmente, para as crianças que moram em bairros mais afastados da região central e não têm condições de ir a um cinema ou um parque, onde possam se divertir. “Agradeço ao prefeito Kalil Baracat e ao secretário Silvio Fidelis por essa iniciativa que vai proporcionar aos nossos alunos do ETA uma semana inteira de muita diversão. É a primeira colônia de férias da rede municipal, momento em que os nossos alunos terão a oportunidade de participar de brincadeiras diversificadas, através de gincana, e momentos de entrosamento e interação”, disse a diretora.

Segundo a diretora Ana Alice da Silva, da Emeb Antônio Joaquim de Arruda, as crianças estão desfrutando de momentos de interação, companheirismo e de muita alegria. “As atividades são dinâmicas e dirigidas. Até o lanche foi pensado com carinho para elas, com um cardápio variado e delicioso. Está tudo maravilhoso, a Smecel está de parabéns. Creio que essa colônia é a primeira de muitas que virão, porque está sendo um sucesso e as crianças estão amando”.

A diretora Edna Rodrigues Paraguassu, da Emeb Eunice César de Mello, também aprovou a iniciativa e ressalta que ver a alegria de cada aluno é muito gratificante. “Eles já chegam motivados, pois sabem que a tarde será de pura gostosura e diversão. A programação de segunda a sexta-feira inclui brincadeiras, jogos, gincanas, oficinas de pipas e cupcakes. Tem também algodão doce, picolés, suquinhos, frutas e sucos, além do cardápio delicioso preparado pelas nutricionistas e feito com muito carinho pelas técnicas de alimentação escolar”.

Edna Rodrigues elogiou ainda o trabalho da articuladora do ETA Lenilda Colpani e sua equipe. “Eles não mediram esforços, preparando todo o cenário com decorações atrativas e divertidas, deixando o ambiente ainda mais acolhedor”.

A aluna Estéfany Cordeiro de Souza, 10 anos, disse que está achando tudo muito divertido e queria que a colônia de férias fosse realizada sempre. “Estou gostando muito de participar, até aprendi uma brincadeira nova que é o jogo da velha humana. Acho bem melhor vir para cá do que ficar em casa sem ter o que fazer.

Para o aluno Lorenzo Fabrício Baracat da Silva, 10 anos, a gincana foi uma oportunidade de mostrar que aprendeu bastante nas aulas de espanhol. Uma das atividades foi com perguntas e respostas em espanhol e ele acertou todas. “Gostei muito de participar, já estou ansioso para voltar os outros dias”.

Todos os alunos participantes serão contemplados com medalhas, respeitando um dos valores olímpicos, com o lema “o importante não é ganhar, mas participar”.

ETA

O projeto surgiu com o objetivo de desenvolver habilidades, ampliar as relações sociais e, principalmente, melhorar o processo ensino-aprendizagem.  Os alunos têm atividades no contraturno escolar com aulas de reforço em letramento, raciocínio lógico, oficinas de dança, informática e horta, artesanato, teatro e atividades esportivas. Atualmente, o projeto funciona em 28 unidades de ensino, beneficiando 2.048 alunos dos anos iniciais até o 9º ano.

Por meio do ETA, a Secretaria de Educação tem alcançado resultados positivos nas ações pedagógicas, culturais, de inserção social, provocando mudanças no perfil dos estudantes, perceptíveis no ambiente escolar, familiar e na comunidade onde vivem.

Os estudantes que integram o programa ETA passam o dia na escola. Pela manhã, seguem a matriz curricular normal, de acordo com o ano que frequentam, e à tarde têm ocupação e atividades na escola, aprimorando seu próprio aprendizado e lapidando talentos.

Por conta da pandemia da Covid-19, o Programa ETA estava paralisado e retomou suas atividades presenciais em maio de 2021 com 50% da sua capacidade de atendimento, sempre no período da tarde.

 


Este Portal de Notícias é uma publicação da Folha da Cidade com o CNPJ 26570655000199, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp 65992683333
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital