Fundado aos 11 de setembro de 1990 pelo CEO jornalista Eraldo Mendes

Fale Conosco
65992683333

Várzea Grande(MT), Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 - 14:49
Moeda
Dólar - BRL 5.0051
Libra - BRL 6.3194
Euro - BRL 5.4081
Bitcoin - BRL 209250,95

08/07/2022 as 07:24 | por Gazeta. |

Em MT, operação da PF mira quadrilha que criou criptomoeda para lavar ouro ilegal

As investigações da Operação começaram em fevereiro de 2021.

Fotografo: Divulgação.
...
Operação policial.

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (7) a “Operação Ganância” voltada ao combate de extração e comércio ilegal de ouro em Mato Grosso e outros 5 estados. A PF, porém, não informou a quantidade de endereços em que a operação é realizada em solo mato-grossense.

 

Agentes cumprem 65 mandados judiciais, sendo 5 de prisões preventivas e 60 de busca e apreensão. A determinação partiu da 3ª Vara Criminal da Justiça Federal de Porto Velho (RO), nos estados de Rondônia, Pará, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Acre.

 

 

As investigações da Operação começaram em fevereiro de 2021 após uma denúncia envolvendo empresas de Porto Velho ligadas ao ramo da saúde, as quais estariam lavando dinheiro de valores recebidos em licitações fraudulentas.

 

No entanto, ao aprofundar as investigações, a PF descobiriu que os recursos ilícitos injetados nas empresas eram oriundos de garimpo ilegal, praticado, pelo menos, desde 2012 por líderes de uma organização criminosa.

 

A partir de então, foi revelada uma movimentação de quantias bilionárias pelo grupo criminoso, com depósitos e saques milionários em espécie, empresas de fachada e transferências bancárias entre envolvidos.

 

O destaque, aponta a PF, foi a criação de um criptoativo (token) próprio de uma das empresas, com a finalidade de justificar os valores advindos da extração ilegal do ouro nas empresas dos criminosos, como se fossem investimentos de terceiros interessados em receber dividendos.

 

Uma mineradora investigada “esquentava” o ouro extraído ilegalmente de outros garimpos da região norte do utilizando-se de licenças ambientais inválidas e extrapolando os limites da licença de pesquisa e da guia de utilização que possuía para o local. Estima-se que o rendimento da empresa tenha sido de R$ 1,1 bilhão.

 

O valor do impacto ambiental em apenas um dos garimpos identificados na operação foi estimado em cerca de R$ 300 milhões. Nesse garimpo, a área impactada pelos danos relativos à extração de ouro, que são cumulativos e potencialmente irreversíveis, chegaram ao total de 212 campos de futebol.


Este Portal de Notícias é uma publicação da Folha da Cidade com o CNPJ 26570655000199, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp 65992683333
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital