Fundado aos 11 de setembro de 1990 pelo CEO jornalista Eraldo Mendes

Fale Conosco
65992683333

Várzea Grande(MT), Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 - 23:23
Moeda
Dólar - BRL 5.2424
Libra - BRL 6.5062
Euro - BRL 5.612
Bitcoin - BRL 209250,95

26/09/2021 as 08:45 | por DC. |

Líder de pescadores profissionais reivindica repovoamento do Rio Cuiabá.

Valdivino, da Colônia Z1, também aponta as dragas e tablados como responsáveis por grandes danos

Fotografo: DC.
...
Preservar o Rio.

A Piracema, período de reprodução dos peixes e de proibição da pesca nos rios, começa no dia primeiro de outubro e se estenderá até janeiro de 2022.

Deixar de pescar para que a natureza aja sozinha na reprodução, como subentende o período da Piracema, não será suficiente.

Para assegurar a piscosidade dos rios, entre os quais o Cuiabá e o Paraguai, os mais importantes do Estado, é fundamental desenvolver projetos de repovoamento.

Pescador desde os 9 anos, Valdivino Paulo da Cruz, 63, está certo de repovoar, uma ação associada às medidas de fiscalização, prevenção e repressão à pesca predatórios e outras formas de exploração ilegal.

A seca, apontada como causa da escassez de peixes, não é vista por ele como uma influência danosa. Não tanto quanto o excesso de tablados, dragas instaladas no leito e usinas hidrelétricas.

"A seca sempre existiu e continuará existindo, é um fenômeno natural'', diz Valdivino.

Tesoureiro da Colônia Z1 de Cuiabá, a maior e mais antiga entidade de pescadores, ele vê o repovoamento como essencial para a garantia da pesca nos próximos anos.

Assim como vê a retirada de tablados, estruturas de madeira instaladas no leito para exploração comercial da pesca, como uma necessidade urgente.

Nos tablados, explica Valdivino, estão as cevas fixas, ou seja, recipientes que ofertam alimentos de forma permanente aos peixes.

Essa maneira de atrair o peixe, além de torná-lo presas fáceis aos pescadores influência na reprodução e provocada mortandade.

Sobre as dragas, Valdivino diz que são estruturas mecânicas flutuantes que abrem crateras gigantescas em profundidade e extensão. "De quilômetros de extensão e profundidade incalculável", assinala.

Pelas contas do líder de pescadores há mais de 10 dessas dragas explorando uma área pequena do leito do Rio Cuiabá, apenas dentro do município de Cuiabá.

A construção de usinas hidrelétricas também é prejudicial. Na estiagem, como ocorre agora, a água fica represada nos lagos diminuindo o fluxo liberado para os rios, impedindo a reprodução dos peixes.

Os projetos de repovoamento, como os que já existiram, seriam uma maneira de amenizar os danos causados pela intervenção do homem para auxiliar a natureza.

Em Mato Grosso são 8.600 pescadores profissionais, que vivem exclusivamente da pesca.

 

Amadores, aqueles cuja pesca é um complemento à renda da família, seriam cerca de 25 mil pescadores, conforme dados da Colônia Z1, sediada em Cuiabá.


Este Portal de Notícias é uma publicação da Folha da Cidade com o CNPJ 26570655000199, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp 65992683333
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital