Fundado aos 11 de setembro de 1990 pelo CEO jornalista Eraldo Mendes

Fale Conosco
65992683333

Várzea Grande(MT), Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 - 08:15
Moeda
Dólar - BRL 4.993
Libra - BRL 6.3091
Euro - BRL 5.3913
Bitcoin - BRL 209250,95

30/06/2021 as 07:26 | por Assessoria |

Livros sobre futebol cuiabano são lançados no espaço da Casa de Artes de Várzea Grande.

As obras narram os principais acontecimentos do futebol cuiabano desde 1903.

Fotografo: Divulgação.
...
Livro de futebol.

O escritor José Augusto Tenuta lançou na última sexta-feira, 25, a coleção História do Futebol Cuiabano, volume 1 e 2 “Cuyabá, um Show de Bola”. O evento ocorreu no espaço da Casa de Artes no Várzea Grande Shopping. As obras narram os principais acontecimentos do futebol cuiabano desde 1903, criação e fundação dos primeiros clubes e campeonatos.

O lançamento e a noite de autógrafos contaram com a participação da subsecretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Alice Barros, e também dos Superintendentes de Esporte, Jadir Pereira, e Cultura, Joilson Marcos da Silva.

De acordo com o autor, o primeiro volume aborda a formação da Liga Cuiabana de Futebol até o primeiro estádio e as grandes obras da década de 1940. O segundo volume aborda desde o primeiro Campeonato Estadual de Futebol, passando pela construção do Estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha, até o VI Campeonato e o primeiro torneio de clubes campeões de Mato Grosso.

Os livros contam com depoimentos de dezenas de personalidades que vivenciaram o futebol na capital mato-grossense e levaram cerca de seis anos para finalização, após várias consultas e pesquisas junto ao acervo do Arquivo Público de Mato Grosso. “É uma trilogia dos acontecimentos do esporte em Cuiabá. É um resgate histórico do futebol cuiabano que vale a pena chegar ao conhecimento dos amantes do esporte em Mato Grosso”, pontua. A coleção terá ainda um terceiro volume que já está finalizado e será lançado posteriormente.

Para o superintendente de Cultura, Joilson Marcos, o lançamento do livro sobre a história do futebol cuiabano em Várzea Grande é uma forma de valorizar o trabalho do escritor e divulgar a história do esporte também para o público várzea-grandense. “Entendemos que Cuiabá e Várzea Grande são cidades irmãs e tem também uma história muito rica no futebol. Nossa missão é fomentar a literatura e as várias manifestações culturais”, afirmou.

A publicação dos livros conta com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), via emenda parlamentar do deputado estadual Allan Kardec e apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

O evento foi realizado seguindo rigorosamente todos os protocolos de biossegurança, com o uso obrigatório de máscara, álcool em gel e distanciamento seguro.

 


Este Portal de Notícias é uma publicação da Folha da Cidade com o CNPJ 26570655000199, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp 65992683333
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital