Fundado aos 11 de setembro de 1990 pelo CEO jornalista Eraldo Mendes

Fale Conosco
65992683333

Várzea Grande(MT), Domingo, 28 de Abril de 2024 - 20:02
Moeda
Dólar - BRL 5.1176
Libra - BRL 6.3905
Euro - BRL 5.5599
Bitcoin - BRL 209250,95

27/03/2024 as 07:38 | por Assessoria |

Mauro comenta proposta de renegociação de dívidas dos Estados com a União

Mauro comenta proposta de renegociação de dívidas dos Estados com a União

Fotografo: Divulgação.
...
Mauro Mendes.

O governador Mauro Mendes (União) expressou sua expectativa sobre a proposta de renegociação das dívidas dos Estados com a União, que deve ser apresentada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). Em entrevista concedida nesta segunda-feira (25), Mendes destacou a importância de Estados como Mato Grosso, que possui um dos menores endividamentos do país, receberem as mesmas opções de renegociação que os entes federativos em situações financeiras mais críticas.

“A nossa dívida está em torno de 10% da nossa receita corrente líquida, ou seja, é um dos endividamentos mais baixos entre todos os Estados brasileiros. Tem um endividamento pequeno, mas se for flexibilizar regras para quem deve muito, tem que flexibilizar também para quem deve pouco”, ressaltou o governador.

Mauro Mendes enfatizou que é preciso garantir isonomia e tratamento justo para todos os Estados, independentemente de sua situação fiscal. Ele defendeu que aqueles que estão cumprindo com suas obrigações fiscais não sejam prejudicados por eventuais benefícios concedidos a Estados em dificuldades financeiras.

Está prevista para esta terça-feira (26) uma reunião entre o ministro Fernando Haddad e os governadores para discutir a proposta de renegociação das dívidas dos Estados. A proposta abordará dívidas oriundas de empréstimos diretos feitos com o Governo Federal e situações em que os Estados contratam crédito no mercado financeiro com a União como garantidora.

Mendes ressaltou que Mato Grosso possui uma situação fiscal equilibrada e espera que o Estado receba as mesmas condições de renegociação que outros Estados que não estão em situação similar. Ele alertou para a necessidade de se evitar o adiamento de soluções e destacou a importância de se seguir as regras estabelecidas para o endividamento, sem privilegiar aqueles que não estão cumprindo com suas obrigações.

O governador também citou a situação da Argentina como um exemplo de consequências desastrosas da postergação na resolução de problemas fiscais. “Olha o que aconteceu com a Argentina, há pouco mais de 20 anos, era um país espetacular… até que quebrou em 2001 e nunca mais se recuperou”, alertou Mendes, enfatizando a gravidade dos problemas fiscais enfrentados pelo Brasil e a necessidade de se adotar medidas responsáveis e equilibradas na renegociação das dívidas dos Estados.


Este Portal de Notícias é uma publicação da Folha da Cidade com o CNPJ 26570655000199, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp 65992683333
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital