Fundado aos 11 de setembro de 1990 pelo CEO jornalista Eraldo Mendes

Fale Conosco
65992683333

Várzea Grande(MT), Segunda-Feira, 06 de Maio de 2024 - 13:10
Moeda
Dólar - BRL 5.0703
Libra - BRL 6.3723
Euro - BRL 5.4658
Bitcoin - BRL 209250,95

23/10/2023 as 21:20 | por GD |

Mulheres são as mais votadas na lista para vaga de desembargador

A votação secreta foi concluída no domingo (23).

Fotografo: Divulgação.
...
Votação

A procuradora de Justiça Eunice Helena Rodrigues de Barros e a promotora de Justiça Lindinalva Correia Rodrigues foram as mais votadas no Conselho Superior do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) na disputa pelo Quinto Constitucional para desembargador. Elas irão encabeçar a lista que será analisada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e depois pelo governador Mauro Mendes (União).  

 

A votação secreta foi concluída no domingo (23), por meio do sistema eletrônico. Com a liderança das duas, cresce a possibilidade de nomeação de uma mulher para a vaga de desembargador pelo governador Mauro Mendes (Unnião). Eunice Helena e Lindinalva Correia obtiveram 10 votos cada dos 11 possíveis. Já os promotores de Justiça Wesley Sanchez Lacerda e Marcos Regenold Fernandes receberam 9 e 6 votos, respectivamente.  

 

Eunice Helena é a única procuradora na disputa e, por isso, já era tida como a favorita. A surpresa passa a ser Lindinalva, que também obteve 10 votos. Elas tem o favoritismo, pelo menos dentro do Tribunal de Justiça (TJMT), já que ambas têm o apoio da bancada de desembargadoras da Corte Estadual.

 

Porém, encabeçar a lista não é sinônimo de vitória, já que o desembargador Marcos Machado, último escolhido pelo Quinto Constitucional na vaga do MPMT, foi o penúltimo mais votado na ocasião, e, mesmo assim, entrou na lista tríplice e foi nomeado pelo então governador Silval Barbosa.  

 

Agora, a lista com os 4 nomes será encaminhada para a Corte Estadual, que colocará em votação para que os 30 desembargadores votem. Os 3 mais votados irão compor a lista tríplice a ser encaminhada ao governador para a escolha e nomeação.  

 

A abertura das 9 novas vagas para desembargador ocorreu no início do mês. Elas foram criadas no ano de 2020, com objetivo de atender o aumento dos processos ajuizados nos últimos anos. Ao todo, 7 destas vagas serão destinadas à magistratura (juízes) e duas ao Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).  

 

Estas cadeiras são garantidas pelo Quinto Constitucional, norma prevista na Constituição Federal que determina que 1/5 (um quinto) das vagas em determinados tribunais deve ser preenchida por advogados e membros do Ministério Público e não só por juízes de carreira.


Este Portal de Notícias é uma publicação da Folha da Cidade com o CNPJ 26570655000199, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp 65992683333
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital