Fundado aos 11 de setembro de 1990 pelo CEO jornalista Eraldo Mendes

Fale Conosco
65992683333

Várzea Grande(MT), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 02:05
Moeda
Dólar - BRL 5.1599
Libra - BRL 6.453
Euro - BRL 5.5452
Bitcoin - BRL 209250,95

17/05/2022 as 06:22 | por Da Redação |

Pinheiro lança programa para fomentar ensino de Ciências nas unidades.

Evento reúne equipes gestoras das unidades educacionais para lançamento de programas.

Fotografo: Divulgação.
...
Prefeito Pinheiro.

Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB), urbanas e do campo, começam a receber nesta segunda-feira (16), os laboratórios didáticos móveis do Programa ProCiência, lançado pelo prefeito Emanuel Pinheiro na última sexta-feira (13), durante encontro no Hotel Fazenda Mato Grosso. No evento, que reuniu diretores da rede pública municipal de ensino, o prefeito e a primeira dama Márcia Pinheiro entregaram os primeiros óculos do Programa Enxergar e Humanizar 2022, notebooks para as unidades educacionais e lançaram o projeto Cantinho Cuiabano, com a distribuição de kits para as bibliotecas escolares.

Ao falar aos diretores, o prefeito Emanuel Pinheiro agradeceu o empenho, a dedicação e o comprometimento dos profissionais com os estudantes da rede pública municipal. “Obrigado pelo carinho, pela energia positiva. Somos um time só, uma equipe só. Somos uma vontade só, de transformar a sociedade e promover a humanização e a evolução de toda a sociedade cuiabana colocando Cuiabá no top, no centro, como uma das melhores capitais do país e isso só se faz através da educação, da universalização do conhecimento, da excelência do ensino e aprendizagem, na valorização e no respeito ao profissional da educação”, disse o gestor.

Sobre os programas, projetos e ações desenvolvidas na rede, Emanuel Pinheiro disse que nunca as portas serão fechadas para as ideias e iniciativas que possam tornar a educação de Cuiabá uma referência, e que possam promover o avanço do conhecimento e do ensino e aprendizagem.

Durante o evento, a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, fez um balanço das ações e disse que a gestão estabeleceu uma meta para o atendimento humanizado nas unidades da rede pública municipal de ensino, assegurando o direito básico de escolarização, e a formação integral dos estudantes.  “Todos os projetos criados na Secretaria Municipal de Educação têm como foco melhorar o desempenho dos estudantes no processo de ensino aprendizagem. Nós precisamos restabelecer a proficiência pós pandemia e este é um grande desafio, melhorar a gestão da sala de aula para que possamos atingir esse resultado”, disse a secretária.

Participaram do evento o vice-prefeito, José Roberto Stopa; o secretário de Governo, Luis Claudio, a secretária adjunta de Educação, Débora Marques Vilar; a diretora de Gestão Educacional, Zileide Lucinda dos Santos; a diretora técnica de Ensino, Elijane Gonçalves Lopes, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Andrea Santos, lideranças políticas, lideranças comunitárias, entre outros.

Enxergar é humanizar

Criado em 2019 pela primeira dama Marcia Pinheiro, como suporte às ações do Programa de Alfabetização Cuiabana (ProAC), o Enxergar é Humanizar atendeu inicialmente estudantes do 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental.  Em razão da pandemia provocada pelo coronavírus, o projeto foi interrompido em 2020 e 2021 e retomado em abril deste ano, com um novo formato, ampliando o atendimento para estudantes do 1º ao 6º Ano.

As primeiras unidades atendidas foram as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Dep. Ulisses Silveira Guimarães, no bairro Ouro Fino; Profª. Gracildes de Melo Dantas, no Altos da Glória; Antônia Tita Maciel de Campos, no Jardim Florianópolis e Cel. Octayde Jorge Da Silva, no Tancredo Neves. A meta é atender estudantes de toda a rede, em especial as que estão na fase de alfabetização. Cerca de 250 óculos devem ser entregues por bimestre, totalizando 1 mil óculos até o final do ano. Ou, o quanto os estudantes necessitarem, como autorizou o prefeito Emanuel Pinheiro.

O projeto atende estudantes que apresentam baixa visão, selecionados pelos professores e apontados para a equipe gestora da unidade educacional. Os estudantes passam por exame de optometria, que identifica as falhas de refração e a possibilidades de correção da miopia, hipermetropia e astigmatismo. Esses exames são realizados na unidade educacional onde aqueles que precisam de óculos puderam escolher a armação. A partir desse exame inicial, os estudantes que necessitam, são encaminhados para consultas oftalmológicas.

Programa ProCiência

O programa vai atender 85 Escolas Municipais de Educação Básica, urbana e do campo, com laboratórios didáticos móveis. Desenvolvido em conjunto pela Diretoria de Gestão Educacional e a Coordenadoria Técnica de Ensino, o programa promove a articulação pedagógica fundamentada na estimulação da curiosidade e da aprendizagem dos estudantes. O laboratório vai atender estudantes do 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, com atividades práticas de ciências da natureza.

O ProCiência é um projeto educativo que está em consonância com a política da Escola Cuiabana: Cultura, Tempos de Vida, Direitos à Aprendizagem e Inclusão e a BNCC, em vista da alfabetização científica.

Entrega de notebook

Mil notebook estão sendo entregues para todas as 170 unidades da rede pública municipal de Educação, para uso pedagógico dos professores e Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDI), no desenvolvimento de suas atividades diárias.

Projeto Cantinho Cuiabano

Nascido nas bibliotecas da rede Saber com Sabor, o projeto promove a cultura e os autores cuiabanos. Por meio do Projeto, serão distribuídos dois kits de livros infantis, de autores locais, para 131 unidades educacionais. Os livros ficarão disponíveis nas bibliotecas escolares das unidades que oferecem Educação Infantil e Ensino Fundamental inseridas no projeto.

Os kits contêm 10 obras de oito escritores, de gêneros de leitura variados: 


Este Portal de Notícias é uma publicação da Folha da Cidade com o CNPJ 26570655000199, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp 65992683333
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital