Fundado aos 11 de setembro de 1990 pelo CEO jornalista Eraldo Mendes

Fale Conosco
65992683333

Várzea Grande(MT), Quarta-Feira, 01 de Maio de 2024 - 18:59
Moeda
Dólar - BRL 5.1944
Libra - BRL 6.5147
Euro - BRL 5.5665
Bitcoin - BRL 209250,95

17/06/2021 as 05:36 | por ALMT. |

Projeto de lei transforma Baía de Chacororé e Siá Mariana em unidades de conservação ambiental

Projeto de lei transforma Baía de Chacororé e Siá Mariana.

Fotografo: Divulgação.
...
Baia de Chacororé.

Transformar a Baía de Chacocoré e a Baía Siá Mariana em unidades de conservação é o objetivo do projeto de lei n. 322/2021, apresentado pelo deputado Allan Kardec (PDT) e aprovado em 1ª votação na sessão ordinária desta quarta-feira (16) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A proposta auxiliará na preservação de lagos e lagoas que estão sofrendo com a falta de chuva que atinge o Pantanal mato-grossense em 2021.

O projeto de lei havia, inicialmente, recebido parecer contrário da Comissão de Meio Ambiente da ALMT, porém o parecer foi derrubado em votação no plenário. A maioria dos parlamentares votou pela aprovação em primeira votação e encaminhamento para segunda votação nas próximas semanas.

As baías de Chacororé e Siá Mariana foram notícias neste ano devido a forte seca que atingiu a região e esgotou a abundante água que outrora alimentava as baías e batizava a região histórica de Mar de Xaraés, tamanho o volume de água que acumulava na região.

“Nosso projeto transforma as duas baías em unidades de conservação ambiental, onde elas poderão receber recursos anualmente e também o trabalho de desobstrução dos canais, corixos, projetos de peixamento, tudo voltado à questão ambiental. A expectativa é de que está vindo uma grande estiagem e temos muito medo de acontecer novamente a seca das baías”, comentou o deputado Allan, afirmando que a iniciativa do projeto vem para devolver o equilíbrio ambiental para a região.

Em janeiro deste ano, Kardec coordenou uma diligência da ALMT até as baías de Chacororé e Siá Mariana onde foi constatada a completa ausência de água proveniente não só da forte estiagem, mas também do bloqueio de canais, corixos e também da ação humana.

O presidente da Câmara de Santo Antônio de Leverger, Rômulo Queiroz contou que a desobstrução não é feita pela burocracia por parte dos órgãos. “Temos os canais que estão entupidos e obstruídos completamente. Precisamos fazer essa desobstrução para que a água chegue até a Baía de Chacororé, à Baía de Siá Mariana e outros vários canais. É muita questão burocrática e precisamos destravar isso para que esse serviço possa ser feito o mais rápido possível”, disse.

Depois da seca que provocou recordes de queimadas em 2020, o volume de chuva não foi suficiente para alagar toda a área que serve como fonte de água para vários municípios da Baixada Cuiabana. Imagens atuais do local mostram que a água está voltando a secar e moradores da região afirmam que a baía já registra o menor volume de água para o período.

Ainda de acordo com o presidente da Câmara, o medo é que falte água no período mais intenso da estiagem deste ano. “Até a própria população está com problemas de abastecimento de água. A região pantaneira hoje não tem água. Nós estamos em Mimoso com perfurações de poços artesianos porque infelizmente vem secando cada dia que passa e é uma situação muito complicada”, pontuou.

O deputado Allan Kardec também tem apoiado e investido na perfuração de poços artesianos na região pantaneira, buscando atender a demanda da população por água potável para consumo domiciliar.

“Dessa forma, com a aprovação deste PL esperamos sanar boa parte dos problemas que atingem e degradam as baías do nosso pantanal mato-grossense, com uma política permanente de preservação”, finalizou o deputado Allan Kardec.

Fonte: ALMT

Este Portal de Notícias é uma publicação da Folha da Cidade com o CNPJ 26570655000199, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp 65992683333
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital