Fundado aos 11 de setembro de 1990 pelo CEO jornalista Eraldo Mendes

Fale Conosco
65992683333

Várzea Grande(MT), Sexta-Feira, 03 de Maio de 2024 - 19:07
Moeda
Dólar - BRL 5.0727
Libra - BRL 6.3662
Euro - BRL 5.4608
Bitcoin - BRL 209250,95

08/03/2024 as 06:11 | por Assessoria. |

Saúde alerta para o aumento de casos de dengue em Cuiabá

Até a semana 08/2024, foram notificados 298 casos prováveis da doença

Fotografo: Assessoria
...
Dengue uma preocupação.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde – CIEVS, emitiu um alerta sobre o aumento de casos de dengue na região.

De acordo com o alerta, a última atualização do Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde, até a data de 29 de fevereiro de 2024, aponta que o Brasil acumulou um total de 991.017 casos prováveis de dengue, com 207 óbitos confirmados e 674 óbitos ainda em investigação.

Leia também:

Desastres deixam mais de 11,4 mil desabrigados em MT

No Estado de Mato Grosso, foram registrados 7.284 casos prováveis, com 3 óbitos confirmados e 4 óbitos em investigação.

Em Cuiabá, conforme o Informe Epidemiológico da Vigilância, até a semana 08/2024, foram notificados 298 casos prováveis de dengue, dos quais 187 foram confirmados, com ocorrência de 01 óbito.

Comparando os dados com o mesmo período do ano anterior, observa-se um aumento percentual de 67,4%, indicando uma tendência de crescimento.

“Esse aumento está relacionado com a sazonalidade da doença, devido ao período chuvoso e com a circulação dos sorotipos da dengue na capital. Esta elevação de casos neste momento já era aguardada. Importante ressaltar que, mesmo com o crescimento dos casos, a situação de Cuiabá é muito mais confortável que várias cidades do Brasil, aonde vimos uma explosão de casos antes mesmo do período chuvoso”, comentou a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Alessandra Carvalho.

Diante desse cenário, a Secretaria de Saúde reforça a importância de adotar estratégias no combate ao mosquito transmissor da dengue.

Entre as medidas adotadas, destaca-se a campanha "10 Minutos contra o Aedes Aegypti", que incentiva a população a dedicar um curto período semanal para vistoriar e eliminar possíveis focos do mosquito em suas residências ou locais de trabalho.

A Secretaria está intensificando ações para diminuir a proliferação do mosquito, como  bloqueio de controle vetorial a partir da notificação dos casos suspeitos e nos pontos estratégicos (borracharia, sucatão, reciclagem, entre outros).

Também realiza o Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa), com objetivo de conhecer o índice de infestação dos bairros da Capital e melhorar as estratégias, além de manter uma articulação estreita com outras secretarias municipais.

No entanto, é fundamental que a população também faça a sua parte, adotando medidas preventivas em seus domicílios e locais de trabalho.

A coordenadora da Zoonoses falou sobre as medidas práticas para evitar a reprodução dos mosquitos.

“Para combater o Aedes aegypti e evitar a sua picada, é essencial cobrir caixas d'água, manter garrafas viradas para baixo, limpar calhas, entre outras medidas preventivas. A conscientização e a educação são ferramentas fundamentais na luta contra a dengue, e a população pode e deve contribuir para a prevenção da doença”, concluiu.


Este Portal de Notícias é uma publicação da Folha da Cidade com o CNPJ 26570655000199, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp 65992683333
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital