Fundado aos 11 de setembro de 1990 pelo CEO jornalista Eraldo Mendes

Fale Conosco
65992683333

Várzea Grande(MT), Terça-Feira, 23 de Abril de 2024 - 21:06
Moeda
Dólar - BRL 5.1327
Libra - BRL 6.3921
Euro - BRL 5.4947
Bitcoin - BRL 209250,95

12/10/2023 as 06:39 | por SECOM VG. |

Unidades Básicas de Saúde de Várzea Grande iniciam campanha de prevenção

As ações e serviços programados começam às 8h e se estendem até às 16h

Fotografo: Divulgação.
...
Saude.

A partir desta quarta-feira, dia 11 de outubro, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Várzea Grande darão início às atividades do 'Outubro Rosa'. A campanha visa promover a conscientização sobre a importância da prevenção dos cânceres de mama e colo do útero entre as mulheres.

As ações e serviços programados começam às 8h e se estendem até às 16h, com atendimento durante o horário normal de expediente das unidades, até o dia 31 de outubro.

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande liderará as ações e a oferta de serviços em todas as Unidades de Atenção Primária à Saúde, com foco na saúde da mulher. A campanha 'Outubro Rosa' será lançada simultaneamente nas 26 Unidades de Estratégia Saúde da Família.

A programação do evento, que começa às 8h, inclui atividades como café da manhã para as pacientes, palestras educativas, aferição da pressão arterial, orientações sobre o autoexame, além da realização de exames médicos e encaminhamentos para mamografias. Também serão oferecidos aconselhamento psicológico, consulta de enfermagem e testes rápidos para Sífilis e HIV.

Geovane Renfro, superintendente de Atenção Primária à Saúde, ressalta a importância dos cuidados com o corpo na prevenção do câncer. “A prática regular de atividade física, manutenção de um peso corporal adequado, alimentação saudável e a redução do consumo de bebidas alcoólicas são medidas fundamentais para a prevenção. Estudos indicam que, quando identificado em estágios iniciais, o câncer de mama tem um prognóstico mais favorável, com uma taxa de cura de 95% nas pacientes”, enfatizou o superintendente.

Renfro acrescenta que é crucial desmistificar conceitos em relação à doença e lembra que as Unidades Básicas de Saúde oferecem serviços preventivos gratuitos da Rede SUS, além de diversas atividades como coleta de preventivo, orientação sobre o autoexame da mama e aferição da pressão, tudo com o objetivo de incentivar o autocuidado.

Ele concluiu com um apelo: "O nosso objetivo é que, a partir desta quarta-feira, dia 11, até o dia 31 de outubro, todas as mulheres de Várzea Grande devem procurem uma unidade de saúde próxima de sua casa e realizar exames preventivos para os cânceres que mais afetam as mulheres, que são o câncer de mama e o câncer de colo do útero. Estamos preparados para isso. Tudo é realizado pelas equipes médicas. Convidamos todas as mulheres moradoras de Várzea Grande a fazerem seus exames preventivos neste mês de outubro".

 

Sintomas do Câncer de Mama:

- Qualquer nódulo mamário em mulheres com mais de 50 anos;

- Nódulo mamário em mulheres com mais de 30 anos que persiste por mais de um ciclo menstrual;

- Nódulo mamário de consistência endurecida e fixo ou que aumenta de tamanho, em mulheres adultas de qualquer idade;

- Saída espontânea de secreção unilateral (de um dos mamilos);

- Lesão de pele na mama que não responde aos tratamentos tópicos;

- Presença de linfadenopatia axilar;

- Aumento progressivo do tamanho da mama, com a presença de sinais de edema, como a pele com aspecto de casca de laranja;

- Retração na pele da mama;

- Mudança no formato do mamilo.

 

Como e onde buscar tratamento - Toda mulher, independentemente da idade, deve conhecer seu corpo e ficar atenta a qualquer alteração. Caso detecte algo fora do comum, deve buscar orientação e ajuda em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

O rastreamento por mamografia é uma das medidas instituídas pelo SUS para a detecção precoce do câncer de mama. Esse exame deve ser realizado por mulheres entre 50 e 69 anos a cada 2 anos, mesmo na ausência de sinais ou sintomas da doença. O médico da família da UBS faz a solicitação do exame, e, com base nos resultados, a paciente é encaminhada para uma unidade de referência para tratamento.

A possível cura da paciente pode ser avaliada após cinco anos de tratamento e acompanhamento devido à complexidade da doença. Os tratamentos podem incluir quimioterapia, radioterapia e terapia hormonal, dependendo da conduta terapêutica adotada pelo oncologista e da resposta do organismo da paciente.


Este Portal de Notícias é uma publicação da Folha da Cidade com o CNPJ 26570655000199, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp 65992683333
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital