Fundado aos 11 de setembro de 1990 pelo CEO jornalista Eraldo Mendes

Fale Conosco
65992683333

Várzea Grande(MT), Terça-Feira, 23 de Abril de 2024 - 20:26
Moeda
Dólar - BRL 5.1327
Libra - BRL 6.3928
Euro - BRL 5.4947
Bitcoin - BRL 209250,95

15/07/2023 as 07:07 | por PNB. |

Vigilância interdita pronto atendimento de duas policlínicas de Cuiabá

Inspeção detectou 262 falhas nas policlínicas do Coxipó e do Planalto

Fotografo: Divulgação.
...
vigilância.

Os prontos-atendimentos das policlínicas do Coxipó e Planalto, em Cuiabá, foram interditados nesta sexta-feira (14.07) pela Vigilância Sanitária Municipal, após inspeção. Ao todo, foram encontradas 122 falhas na Policlínica do Coxipó e 140 na Policlínica do Planalto, que colocam em risco a saúde dos pacientes e servidores.

 

As demandas de urgência e emergência dessas unidades serão atendidas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos bairros Jardim Leblon, Pascoal Ramos e Morada do Ouro. 

 

De acordo com o Gabinete Estadual de Intervenção na Saúde de Cuiabá, equipes de saúde estão mantidas nas duas policlínicas para orientar as pessoas que buscarem atendimento nessas unidades e, caso haja necessidade de transporte, será acionada a ambulância da UPA Leblon.

 

Devido às más condições de infraestrutura, o Gabinete de Intervenção informou que já planejava a reforma e reestruturação dessas duas unidades. Segundo o relatório de inspeção, a situação encontrada pela Vigilância Sanitária na Policlínica do Coxipó, foi de “improviso”. Na unidade, o pronto-atendimento funcionava em uma tenda alugada havia mais de dois anos. A estrutura provisória foi alugada por mais de R$ 60 mil por mês durante a pandemia de covid-19 e continuava sendo utilizada. 

 

Na enfermaria, crianças, mulheres e homens dividiam o mesmo espaço, sendo expostos a constrangimento e vulnerabilidade. Os pacientes usavam banheiros químicos instalados do lado de fora, desde que os banheiros da unidade foram interditados para uma reforma que tinha começado há mais de um ano e ainda não tinha sido concluída.

 

Além da estrutura improvisada, a equipe de fiscalização constatou que todos os ambientes da Policlínica do Coxipó funcionavam em condições precárias de higiene, conservação e limpeza. 

 

Da mesma forma, a Policlínica do Planalto não atendia os requisitos para atendimento e oferecia riscos ao usuários e trabalhadores. Além da precariedade da estrutura e equipamentos, a inspeção identificou falhas administrativas, como a falta de certificados de responsabilidade técnica e protocolos.

 

Depois de reformada, a Policlínica do Coxipó irá ampliar as consultas especializadas, com a lotação de mais médicos especialistas. Entre as especialidades que vão ser implantadas estão pneumologia, urologia, otorrinolaringologia e ortopedia.

 

A unidade também deve contar com um Centro Especializado de Odontologia (CEO) e aparelho de ultrassonografia para exames.

 

Já o prédio da Policlínica do Planalto deve ser ampliado para abrigar um Centro de Especialidades Médicas (CEM), que ofertará atendimento de oftalmologia, otorrinolaringologia, ortopedia, entre outros.


Este Portal de Notícias é uma publicação da Folha da Cidade com o CNPJ 26570655000199, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp 65992683333
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital