Portal fundado aos 11 de setembro de 1990 pelo CEO fundador Eraldo Mendes

Cidadão Repórter

65992814942
Várzea Grande(DF), Sábado, 23 de Janeiro de 2021 - 16:17
11/01/2021 as 07:53 | Por Gazeta. | 148
Chuva causa transtorno em PS, shopping e rua de Cuiabá
Alagamentos na avenida 8 de Abril.
Fotografo: Divulgação
Alagamento

A rápida chuva que caiu no começo da tarde de domingo (10) causou diversos transtornos na capital mato-grossense. Alagamentos na avenida 8 de Abril, Getúlio Vargas e no antigo Pronto-Socorro de Cuiabá foram registrados por moradores. Um desabamento também foi registrado em uma unidade da Energisa, no bairro Bandeirantes.


Vários pontos da cidade foram prejudicados com a chuva, que apesar de rápida, caiu com forte intensidade. estação de ônibus da praça Ipiranga, no Centro, um homem foi levado pela enxurrada. Em seguida, ele tenta ajudar um carro que parou de funcionar por conta da água.

 

 

Já no Pronto-Socorro de Cuiabá, a chuva alagou o chão de uma das alas médicas. Em nota, a Prefeitura Municipal disse que reconheceu que a estrutura do prédio é antiga e que apresenta problemas. Contudo, o local passará por uma reforma.

 

Ao longo de toda a Prainha, chegando em frente ao Shopping Popular, a via também foi tomada pela água. Carros e ônibus tiveram dificuldades para transitar pela região. Em mais um vídeo divulgado por moradores, um deslizamento de terra ocorreu ao lado do prédio da Energisa, próximo ao Morro da Luz. 

 

 

 
De acordo com o Corpo de Bombeiros, há algumas ocorrências em andamento. Houve um chamado devido a uma possível queda de árvore e fio energizado na rua. O veículo de uma mulher quase foi arrastado pela enxurrada, além de outra motorista que ficou presa no carro.


Veja nota da prefeitura sobre os alagamentos


Em relação à demanda sobre alagamento registado na manhã de hoje (10/1), a Secretaria de Obras Públicas informa que:

- Tem trabalhado continuamente, de forma preventiva, para sanar os impactos ocasionados pela chuva. Na próxima segunda (11), o secretário de Obras de Cuiabá, José Roberto Stopa, irá se reunir com equipe da Universidade Federal de Mato Grosso e Conselho Regional de Engenharia tendo como finalidade a discussão sobre projeto para drenagem fluvial das avenidas Tenente-coronel Duarte e XV de Novembro com lançamento no Rio Cuiabá, garantindo a resolução de um problema histórico;

- válido citar que a equipe técnica responsável pelo escopo do projeto atuou no ano de 2017 garantindo a solução de um problema recorrente de alagamento nas imediações do viaduto da UFMT;

- Oportuno destacar que o serviço de limpeza das bocas de lobo distribuídas em todas as regiões da cidade é diário e, conforme relatório da Secretaria, tem resultado em uma média de 115 manutenções por mês.

- Visando intensificar esse trabalho, foi montada uma força-tarefa que já está atuando nas quatro regiões da cidade, inclusive aos fins de semana.

- Essa força-tarefa tem trabalhado principalmente nos pontos considerados mais críticos, monitorados pela Defesa Civil, Secretaria de Obras Públicas e Limpurb.

- A Avenida Ten. Cel. Duarte (Prainha) é das que recebem essa atenção constantemente e receberá ao longo desta semana uma nova ação de manutenção em suas bocas de lobo.

- Além disso, a substituição do sistema de drenagem antigo também é uma das atividades que, dentro das possibilidades orçamentárias, o Município tem buscado avançar.

- A Prefeitura também possui o planejamento de continuar avançando com esse trabalho, na medida em que novos recursos estiverem disponíveis.




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil