Cuiabá realiza mutirão para reduzir fila de 130 mil exames na Saúde


Cuiabá realiza mutirão para reduzir fila de 130 mil exames na Saúde Secretaria de Saúde inicia fazendo triagem de pacientes

SAÚDE Publicada: 08/01/2018 16:46:51 Autor: FolhaMax
Foto: Divulgação
Mutirão em prol da saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) começou neste sábado (06), uma força-tarefa para triar os pacientes que fazem parte da extensa lista de espera para exames e consultas especializadas, da Central de Regulação do Sistema Único de Saúde na Capital. A ação, acontecerá todos os sábados até a véspera da realização do 1º Mutirão de Exames e Consultas, previsto para início de fevereiro.
 
Conforme a secretária Municipal de Saúde, Elizeth Araújo a força-tarefa é a primeira de uma série de ações de impacto que serão realizadas pela SMS em 2018 na Central. Nesta, a equipe visa dar celeridade e transparência às 58.036 pessoas que aguardam por consultas especializadas e ainda às 130.783 por exames. Outro objetivo é apurar o real quantitativo e as especialidades da fila, e combater o índice de absenteísmo (pacientes que não comparecem aos procedimentos marcados) que chega a 62%.
 
“Parte dessas pessoas já tiveram a solicitação autorizada e marcada mas não compareceram. Como a Central possuía imensa dificuldade de contato, o número de absenteísmo foi ficando cada vez maior. Diante disso, nossa primeira medida emergencial de reestruturação da Central é liquidar as filas de espera e dar resolutividade para os casos de saúde paralisados. E faremos isso com o Mutirão. É só o começo, outras ações também serão realizadas para humanizarmos e darmos transparência à todos os serviços ofertados pela Central de Regulação", explicou Elizeth.
 
Lileine Lúcia da Silva, coordenadora de Regulação ressaltou que para a triagem foram adquiridos novos aparelhos de telefones com o intuito de alcançar o máximo de contatos possíveis. Os pacientes que a equipe não obtiver sucesso no contato terão seus nomes divulgados na mídia constando o dia dos atendimentos. A profissional destacou também, que o call center da unidade receberá uma nova estrutura nas próximas semanas para tornar rotina esse contato da Central com os pacientes. "Não estamos apenas preparando um mutirão para por fim à fila de espera. Estamos preparando uma nova fase da Central de Regulação que além de dar celeridade trará, sobre tudo, transparência e confiabilidade para quem busca atendimento na saúde pública da Capital", finalizou.

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