Fundado aos 11 de setembro de 1990 pelo CEO jornalista Eraldo Mendes

Fale Conosco
65992683333

Várzea Grande(MT), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 16:58
Moeda
Dólar - BRL 5.1171
Libra - BRL 6.3955
Euro - BRL 5.4782
Bitcoin - BRL 209250,95

20/12/2021 as 21:26 | por Gazeta |

Mauro Mendes diz que MT terá gás a partir de janeiro

MT assinou contrato com a Bolívia para fornecimento de gás natural veicular até 2029.

Fotografo: Assessoria.
...
Mauro mendes.

governador Mauro Mendes (DEM) anunciou na manhã desta segunda-feira (20) que a partir de janeiro de 2022, graças a um novo contrato firmado com a Bolívia, Mato Grosso terá gás natural veicular (GNV) nos postos de combustíveis.        

“É a primeira vez que o Estado de Mato Grosso tem um contrato firme, chamado contrato ininterruptível. Claro que eles podem interromper, mas eles pagariam multas pesadas”, disse Mendes, ao anunciar o acordo com os bolivianos, até 2029, de 1,5 milhão de metros cúbicos ao mês de contrato firme e mais 1 milhão em m³ de contrato ininterruptivo.    

“Durante esses anos todos, os contratos era interruptíveis, ou seja, se tinha gás sobrando, mandava; se não tinha, parava. E por isso que ao longo de tantos anos, por mais de uma década, o gás desenvolveu pouco aqui em Mato Grosso”, explicou.    

Com o fornecimento garantido, Mendes disse que o Estado agora trabalha na licitação da obra do gasoduto a ser construído no Distrito Industrial, com extensão total de 27 km, a fim de melhorar a distribuição.              

Segundo a MT Gás, com o duto, o gás fica mais barato, já que há um custo para sua compressão e descompressão. Os mates (cilindros onde é transportado o gás comprimido) são carregados a uma pressão muito alta e no duto isso não existe, já que o gás tem via direta, como se fosse energia elétrica.          

“Já licitamos o projeto e estamos licitando a obra para fazer uma rede de gás no distrito industrial, saindo do City Gate, nessa primeira etapa. E aí não vai depender mais desse sistema de compressão e descompressão”, disse.  

  Conforme Mendes, a quantidade de postos é uma relação privada e não é algo que o Governo possa resolver de forma arbitrária. Ele apontou, porém, que existe uma falha no mercado e que a MT Gás está tentando resolver.            

“Estamos fazendo tudo o que for necessário para tentar resolver isso e ajudar a construir soluções para que mais postos possam ampliar e ter gás disponível para a população”, completou.      

Atualmente, Cuiabá e Várzea Grande contam com três postos que fornecem GNV. Com o aumento de carros convertidos em razão do aumento nos preços da gasolina e do etanol, são grandes as filas registradas nesses postos e a espera pelo abastecimento pode chegar a três horas. 


Este Portal de Notícias é uma publicação da Folha da Cidade com o CNPJ 26570655000199, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp 65992683333
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital