Fundado aos 11 de setembro de 1990 pelo CEO jornalista Eraldo Mendes

Fale Conosco
65992683333

Várzea Grande(MT), Sábado, 27 de Abril de 2024 - 08:44
Moeda
Dólar - BRL 5.1167
Libra - BRL 6.3944
Euro - BRL 5.4782
Bitcoin - BRL 209250,95

29/02/2024 as 16:13 | por Assessoria. |

Deputados de MT aprovam mudanças na lei do Transporte Zero

Pescadores ribeirinhos, em Mato Grosso.

Fotografo: Divulgação
...
Pescador.

Deputados estaduais aprovaram a proposta de flexibilização na lei estadual nº 12.197/2023, conhecida como “Transporte Zero”, em vigor desde janeiro deste ano em Mato Grosso. Com a mudança, a norma passa proibir o transporte, armazenamento e comercialização de 12 espécies de pescados dos rios que cortam o Estado.

A votação ocorreu durante a sessão ordinária desta quarta-feira (28), um dia após o protesto de centenas de pescadores que estiveram em Cuiabá para audiência pública sobre o assunto. Foram 11 votos favoráveis e sete contra as modificações. Votaram contra o projeto os parlamentares Wilson Santos (PSD), Juca do Guaraná (MDB), Lúdio Cabral (PT), Tiago Silva (MDB), Valdir Barranco (PT), Faissal Calil (Cidadania) e Dr. João (MDB).

A principal mudança é a autorização da pesca, respeitando as medidas e as cotas previstas na lei, de mais de 100 espécies de peixes nos rios. No entanto, fica vedado o transporte, armazenamento e a comercialização das espécies cachara, caparari, dourado, jaú, matrinchã, pintado ou surubin, piraíba, piraputanga, pirara, pirarucu, trairão e tucunaré pelo período de cinco anos.

O projeto inicial vedava o transporte de todas as espécies. Contudo, temendo pela inconstitucionalidade da lei, o governador Mauro Mendes (União), propôs a flexibilização. Entretanto, precisa passar pelo Supremo Tribunal Federal (STF), onde a lei é alvo de ação direta de inconstitucionalidade (ADI).

A aprovação aconteceu mesmo após o pedido do deputado Wilson Santos para que a matéria fosse retirada de pauta, tendo em vista que haverá uma audiência de conciliação sobre o tema no próximo dia 05 de março, no STF.


Este Portal de Notícias é uma publicação da Folha da Cidade com o CNPJ 26570655000199, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp 65992683333
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital