Fundado aos 11 de setembro de 1990 pelo CEO jornalista Eraldo Mendes

Fale Conosco
65992683333

Várzea Grande(MT), Sábado, 27 de Abril de 2024 - 08:55
Moeda
Dólar - BRL 5.1167
Libra - BRL 6.3944
Euro - BRL 5.4782
Bitcoin - BRL 209250,95

08/03/2024 as 06:05 | por ODOC. |

Emanuel consegue liminar no STJ e retorna para Prefeitura de Cuiabá

Emanuel consegue liminar no STJ e retorna para Prefeitura de Cuiabá

Fotografo: Divulgação
...
Emanuel Pinheiro

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Ribeiro Dantas , acatou no início da noite desta quinta-feira (7), o pedido da defesa de Emanuel Pinheiro e concedeu a liminar para que o prefeito retorne ao comando do Palácio Alencastro.

“Determino que fique suspensa a tramitação do processo na origem, bem como o andamento do inquérito destinado a investigar os fatos abordados pelo MP/MT no sobredito processo”,

Desemgador Luiz Ferreira da Silva do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, ter acatado o pedido feito pelo Ministério Público Estadual (MPE). A determinação afastava o gestor por seis meses, por supostamente liderar uma organização criminosa que tinha como objetivo desviar dinheiro da Saúde.

Relator do processo, o ministro Ribeiro Dantas, afirmou que nao é da competência do TJ analisar cautelares que já foram objetos de análise do STJ, referindo-se a uma das decisões que foi favorável ao prefeito, onde a Corte já havia determinado que a competência seria da Justiça Federal. Diante disso, tal medida nao seria competência do MPE investigar, nem da Justiça estadual julgar.

“Conquanto não se desconsidere a independência das instâncias cível e criminal, a existência de um pronunciamento da Corte Especial deste STJ, somada à possível incompetência da Justiça Estadual (e do próprio Desembargador relator, pelas regras de conexão), indica a probabilidade do direito alegado pelo impetrante. O perigo de dano, por sua vez, reside no fato de que a espera pelo julgamento de mérito do writ é, em si mesma, uma restrição à soberania popular, que alçou o paciente ao cargo de prefeito municipal. Se fosse mantido seu afastamento, apesar dos indícios da nulidade ou desnecessidade das cautelares, eventual concessão da ordem ao final do writ não repararia o prejuízo ao paciente e à vontade da população que o elegeu, pelo tempo em que se viu privado do exercício do mandato”, explica em outro trecho.

Entenda

Além do prefeito, a determinação do desembargador Luiz Ferreira, também foram alvos, o ex-secretário de Saúde Célio Rodrigues, o ex-secretário adjunto de Saúde Milton Corrêa e o assessor executivo da Secretaria de Governo Gilmar Cardoso.

Ainda conforme a decisão, as investigações começaram no dia 15 de fevereiro, quando foi identificado que os agentes públicos repetiram ações que foram alvo da Operação Capistrum – investigação que também revelou a estrutura de uma organização criminosa na Secretaria de Saúde em 2021.

Outro trecho do documento diz que as práticas criminosas foram confirmadas a partir de “inúmeras e reiteradas infrações penais que foram objeto de várias operações que recaíram no âmbito da Secretaria de Saúde de Cuiabá”.

A Justiça havia determinado ainda, que o prefeito não poderia manter contato, de forma direta ou indireta, com servidores e agentes públicos municipais, especialmente Célio Rodrigues, Milton Corrêa e Gilmar Cardoso, ou seus familiares. Além disso, foram proibidos de frequentar as dependências e órgãos da Prefeitura de Cuiabá.

Os demais envolvidos também deveriam se manter afastados da Prefeitura, dos órgãos municipais, e não manter contato entre si ou com Emanuel Pinheiro. Além disso, estavam impedidos de ocupar cargos públicos.

 


Este Portal de Notícias é uma publicação da Folha da Cidade com o CNPJ 26570655000199, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp 65992683333
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital